1ª PÁGINA


Dança de Espada de Toronto:

Prelúdio para o Carnaval terceirense

Por Noémia Gomes
Sol Português

Com o Carnaval prestes a bater à porta já neste fim-de-semana (22 e 23), as festividades na tradição terceirense irão estar em destaque em muitos dos clubes e associações portuguesas onde se esperam venham a actuar um total de 10 Danças de Carnaval à moda da Terceira.

Como prelúdio para estas festividades foi apresentada ao público no passado domingo (16), nas instalações do Sporting Clube Português, a Dança de Espada de Toronto, que se prepara para uma deslocação à região
em torno de Boston, na costa leste dos Estados
Unidos.

A digressão terá lugar precisamente durante o fim-de-semana de Carnaval, à semelhança do que aconteceu no ano anterior quando o grupo se deslocou à Terceira para representar o Carnaval da Diáspora naquela ilha.

Para este ano, a Dança apresentada pelo grupo intitula-se "Dia jamais esquecido" e o seu enredo leva à cena o drama do atentado terrorista de 11 de Setembro de 2001 em Nova Iorque que mudou o mundo para sempre, destacando o impacto que esta tragédia teve nas famílias que perderam entes queridos e amigos.

Interpretada por 38 elementos incluindo os músicos que tocam os instrumentos de teclas, cordas e sopro, a dança tem a duração de 50 minutos, apresenta um elaborado e clássico guarda-roupa e uma coreografia de luxo, e é puxada por Marco Fernandes, responsável pelos ensaios juntamente com João Linhares.

Dada a deslocação do grupo aos Estados Unidos durante o Carnaval, no domingo o salão do Sporting encheu-se de adeptos destas populares tradições carnavalescas para assistirem à estreia da dança.

O emocionante drama fez vir as lágrimas aos olhos de muitos dos espectadores que vibraram com a excelente actuação, tanto dos dançarinos como dos actores, e no final os premiaram com uma grande ovação de pé.

Marco Fernandes e Marlene Silva agradeceram o apoio do público, salientando a importância da sua presença como incentivo ao grupo.

Como diria o mestre, "vocês são o espírito, nós somos a alma", lembrando que "sem vocês não havia Carnaval".

Após o regresso dos Estados Unidos, a Dança de Espada de Toronto será exibida no fim-de-semana a seguir ao Carnaval nas cidades de Cambridge e Hamilton.


Voltar a Sol Português