1ª PÁGINA


Presidente da República no México:

Portugal vai crescer e nenhum factor político impedirá esse crescimento, diz Marcelo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou terça-feira a certeza, perante empresários portugueses e mexicanos, de que Portugal vai crescer nos próximos anos e assegurou que nenhum factor político ou institucional impedirá esse crescimento.

Salientando que "todas as análises de crise e todas as decisões sobre a crise passam pelo Presidente da República", o Chefe de Estado assegurou que "não haverá razões institucionais que limitem a capacidade de crescimento". "Quando eu digo não haverá, não haverá", repetiu Marcelo Rebelo de Sousa, que falava na abertura do seminário económico "México e Portugal - uma viagem em comum", num hotel da capital mexicana.

Sobre a actual situação portuguesa, o Presidente da República afirmou que "Portugal vai crescer no futuro próximo".

Depois, questionou se "haverá algum factor político ou institucional na vida portuguesa que instabilize a situação económica, impedindo o crescimento", e referiu que "aí, como compreendem, o Presidente da República tem uma autoridade peculiar".

"E a posição do Presidente da República é a mesma desde o início do mandato: não há razões políticas, por fortes que sejam, que justifiquem a criação de instabilidade num processo tão sensível como é o financeiro, o bancário, e o do crescimento económico português. E, portanto, não haverá. Quando eu digo não haverá, não haverá", acrescentou.


Voltar a Sol Português