1ª PÁGINA


Pearson:

Maior aeroporto do Canadá vai aumentar taxas aeroportuárias

As taxas aeroportuárias cobradas pelo Aeroporto Internacional Pearson de Toronto vão aumentar a partir do dia 1 de Janeiro, o que certamente resultará também no aumento do preço das passagens de avião.

As designadas "aeronautical rates and airport improvement fee" (AIF) sofrerão um aumento de cinco dólares no início do ano e passam a 35 dólares por cada passageiro que parte de Toronto, enquanto que os que utilizam o aeroporto apenas como ponto de ligação a outros destinos verão a taxa actual aumentar de seis para sete dólares.

Segundo a gestão do aeroporto, as verbas provenientes destes aumentos nas taxas AIF serão utilizadas para cobrir as obras de melhoramento que estão a ser realizadas em todo o espaço.

Entretanto, as tarifas para a actividade aeronáutica, aplicadas às aeronaves comerciais, executivas e de aviação geral, também vão ser alvo de um aumento, mas neste caso na ordem de 4%.

Estes valores pretendem ajudar o aeroporto a fazer face aos custos operacionais e são, habitualmente, cobrados directamente pelas companhias aéreas.

Em comunicado divulgado à comunicação social, o porta-voz da Greater Toronto Airports Authority, entidade responsável pela administrações de aeroportos e aeródromos na Área da Grande Toronto, realça que "estas alterações nas tarifas e nas taxas aeroportuárias no Aeroporto de Toronto (Pearson) vão ajudar a garantir os investimentos necessários para melhorar as condições dadas aos passageiros."

Segundo refere, os valores auferidos através destas taxas vão permitir a instalação de novas passadeiras de bagagens, a remodelação das instalações e a contratação de mais pessoal de limpeza e de atendimento ao público, em resposta a um aumento da procura de viagens aéreas.


Voltar a Sol Português