1ª PÁGINA


Covid-19/Ontário:

Uso obrigatório de máscaras pode voltar a ser uma realidade

Os casos de covid-19 no Ontário voltaram a aumentar e com eles a possibilidade de voltar a ser decretada a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços fechados.

Segundo o dr. Kieran Moore, responsável pela Direcção Geral de Saúde do Ontário, o aumento no número de infecções surge a par da chegada do tempo frio e pode comprometer o funcionamento do sistema de saúde provincial caso origine uma nova vaga de pacientes que recorrem aos hospitais.

O médico recomenda por isso que o público reforce a imunidade com novas doses de vacina e volte a usar a máscara, voluntariamente, para evitar que o seu uso venha a ser decretado obrigatório.

Na sua avaliação, a taxa de adopção da quarta dose por parte da população com mais de 70 anos, estimada em 16%, é "inaceitável", ao mesmo tempo que a vacinação de crianças é também inferior ao que era esperado pelos especialistas.

Para o clínico, que disse anteriormente que o Ontário precisa de "aprender a viver com a covid", o uso de impulsionadores anuais pode vir a tornar-se uma realidade.
Embora o uso obrigatório de máscaras ainda não esteja a ser recomendado, apelou à população para considerar o seu uso em recintos fechados à medida que os casos aumentam e disse que não hesitaria em recomendar ao governo a tomada de medidas mais fortes se necessário.
Os residentes no Ontário com mais de 12 anos de idade podem obter gratuitamente a vacina de reforço bivalente da Pfizer ou da Moderna.
Como destacou o clínico, "os ontarienses sabem que as mascaras resultaram" tendo em conta que "nos últimos dois anos tivemos níveis mínimos de gripe a afectar o sistema de saúde".


Voltar a Sol Português