1ª PÁGINA


Emigrante português no Canadá investe em novo hotel em Portugal

Jorge Soares, emigrante português a viver em Toronto há cerca de 18 anos, está a construir um hotel em Portugal, no concelho de Coruche, distrito de Santarém.

Desenvolvido em plena pandemia e em contexto de confinamento, o Santa Justa Hotel Rural iniciou as obras em Novembro, para reconverter um antigo hotel encerrado há vários anos.

Com abertura prevista para Junho deste ano, terá 44 quartos e vários espaços para eventos, contando no interior com uma área de 700 m2 que se pode adaptar a diferentes dimensões, assim como os espaços exteriores.

Natural de Leiria, foi em Coruche que Jorge Soares encontrou a oportunidade de recuperar um espaço encerrado.

No total, o investimento será de cerca de 3 milhões de euros, incluindo a aquisição do espaço e as obras de reconversão.

"Era um desejo de há muitos anos investir em Portugal, contribuir para que o património de Portugal pertença aos portugueses", diz Jorge Soares que considera que "foi um caminho difícil".

Jorge Soares, que já fundou três empresas no Canadá e investe pela primeira vez em Portugal, explica que "há muitos emigrantes que querem investir no país, mas desistem com os primeiros obstáculos".

Com o apoio da Welcome Hospitality Management, empresa que actua na gestão de activos hoteleiros, Jorge Soares destaca a importância desta ajuda profissional no sucesso de um investimento complexo de gerir à distância.

O empresário destaca ainda importância de criar apoios em Portugal que tragam ao emigrante segurança e soluções para investir.

"As dificuldades habituais de um projecto como este são agravadas quando estamos longe, quando não sabemos resolver. Neste caso foi essencial contar com um parceiro nacional, que fez a ponte em todo o processo. Se existirem mais apoios assim, haverá mais emigrantes portugueses a querer investir no seu país", afirma.

Com a abertura do Santa Justa Hotel Rural, o município de Coruche vai duplicar a oferta de alojamento da região.

O espaço será também um pólo de emprego importante para o município, com a criação de entre 15 a 20 postos de trabalho.

Situado na localidade do Couço, o hotel fica a uma hora de viagem de Lisboa e de Évora, e a 15 minutos da Barragem de Montargil.

A Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, visitou em Novembro o espaço em construção, numa visita a investimentos de emigrantes na região que finalizou com a assinatura de um protocolo com o Município de Coruche para a criação de um Gabinete de Apoio ao Emigrante.


Voltar a Sol Português