1ª PÁGINA


La Niña pode trazer Inverno frio e tempestuoso para o Canadá

O fenómeno meteorológico conhecido por "La Niña" voltou este ano, o que significa que muitos canadianos podem esperar um Inverno frio e tempestuoso, de acordo com as últimas previsões de Inverno da AccuWeather, empresa que presta serviços comerciais de previsão do tempo em todo o mundo.

La Niña, um evento
caracterizado por um período frio e que normal-mente ocorre a cada três a cinco anos, surgiu pelo segundo ano consecutivo no Oceano Pacífico, como referiu a Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos em comunicado à imprensa.

No último Inverno as temperaturas foram altas em todo o país durante o mês de Janeiro, até cerca de 4,5 °C acima do normal, mas em Fevereiro as temperaturas mudaram e em algumas zonas, incluindo Edmonton e Winnipeg, registaram-se novos recordes de temperaturas mínimas.

De acordo com a previsão da AccuWeather, a região Oeste do Canadá provavelmente irá novamente ter temperaturas abaixo da média durante este Inverno, acompanhadas por períodos mais tempestuosos devido a uma corrente polar amplificada.

No centro do país, o fenómeno La Niña em combinação com o vórtice polar, pode resultar em condições meteorológicas gélidas.

O Ontário e o Quebeque podem esperar mais neve, de acordo com a previsão, já que as tempestades dos EUA estão previstas deslocar-se mais para Norte, graças à corrente do jacto polar.

Embora estas províncias possam registar um aumento de precipitação em forma de neve, espera-se que a zona Leste do país tenha temperaturas acima da média.

A região atlântica do Canadá, que deverá ser menos afectada pelos efeitos da La Niña, poderá ter um Inverno mais ameno, pelo menos numa fase inicial.


Voltar a Sol Português