1ª PÁGINA


Governo prepara-se para aumento nos pedidos de passaportes

As autoridades canadianas estão a preparar-se para um aumento "significativo" nos pedidos para renovação e emissão de passaportes.

Embora a emissão urgente de passaportes continuasse a decorrer durante o período da pandemia, com as fronteiras encerradas e as medidas de saúde pública em vigor, a maioria do público pouco uso lhes podia dar.

A título de comparação, o departamento federal responsável, Service Canada, emitiu mais de 2,3 milhões de passaportes no ano anterior ao início da pandemia, mas apenas 363.225 no ano seguinte.

Todavia, a procura está a aumentar e até ao dia 30 de Setembro deste ano foram emitidos 467.541 passaportes.

O governo canadiano ainda não recomenda viagens não essenciais ao estrangeiro devido ao risco de contrair Covid-19, mas com a reabertura da fronteira dos Estados Unidos para os viajantes vacinados prevista para 8 de Novembro, está a preparar-se para um aumento de pedidos de passaportes.

O site do departamento responsável refere que os requerentes podem esperar receber os passaportes cerca de 20 dias depois de os pedirem, mas váriass pessoas relatam esperas de mais de um mês.

Segundo Mikaela Harrison, secretária de imprensa do ministro das Famílias, das Crianças e do Desenvolvimento Social, Ahmed Hussen, o governo está atento e a monitorizar a situação.

No comunicado é ainda referido que o governo tem protocolos em vigor para continuar a emitir passaportes dentro dos padrões normais de serviço.

Apesar disso, o governo está a receber um volume de chamadas acima da média relacionadas com os pedidos de passaporte pelo que está a pedir para que não visitem os postos da Service Canada a menos que seja absolutamente necessário.

O governo prolongou o período de elegibilidade para renovações, de modo a que os passaportes caducados após 1 de Fevereiro de 2019 possam ser renovados.


Voltar a Sol Português