1ª PÁGINA


Elections Ontario lança nova ferramenta que permite recenseamento eleitoral electrónico

Por ocasião do Dia Internacional da Democracia, observado na passada sexta-feira (15), a Elections Ontario oficializou o lançamento de uma nova ferramenta que simplifica o processo de recenseamento para os eleitores na província do Ontário.

A partir de agora, os cidadãos residentes nesta província podem conferir, actualizar ou simplesmente adicionar o seu nome à lista de eleitores mediante alguns cliques e o fornecimento das informações necessárias no sitio web: eregistration.elections.on.ca.

No decorrer desta semana, a Elections Ontario – organismo independente, responsável pela organização e supervisão do processo eleitoral na província – tem estado a promover o designado e-Registration (recenseamento eleitoral electrónico), que visa melhorar a exactidão do registo de eleitores no Ontário através de uma série de iniciativas.

Segundo a Elections Ontario, a maioria dos residentes do Ontário estão já inscritos nos cadernos eleitorais, mas devido às alterações que têm sido feitas em vários distritos, e tendo em vista as próximas eleições gerais na província, recomenda que os eleitores confirmem que a sua informação pessoal, que consta na base de dados, está correcta.

Esta informação será utilizada para o envio dos cartões de eleitor, pelo que qualquer erro poderá impedi-los de chegaram aos seus destinatários.

O cartão de eleitor é enviado pelo correio em vésperas de eleições a todas as pessoas cujos nomes e moradas constam da lista de eleitores e inclui informações sobre onde e quando votar, bem como diferentes opções para o exercício do directo de voto.

"O serviço de recenseamento eleitoral electrónico e-Registration é um importante passo na modernização dos serviços que prestamos aos eleitores", destacou o director-geral da Elections Ontario, Greg Essensa, referindo que com apenas alguns cliques os cidadãos podem confirmar ou acrescentar a sua informação à lista de eleitores, permitindo assim fazerem-lhes chegar as informações de que necessitam para votarem nas próximas eleições gerais, que vão realizar-se na Primavera.

Para votar em eleições provinciais é necessário ter mais de 18 anos, ser cidadão canadiano e residir no Ontário.

Os jovens com 16 ou 17 anos de idade podem desde já colocar o seu nome na lista de futuros eleitores, garantindo assim que ao completarem 18 anos serão imediatamente transferidos para a lista de eleitores permanentes.


Voltar a Sol Português