1ª PÁGINA


Concurso de Cantores:

Mais duas luso-canadianas apuradas na última ronda de qualificação

Por João Vicente
Sol Português

Deveriam ter sido 22 os concorrentes a actuar esta quarta-feira (21), durante a quinta e última ronda de qualificação do Concurso de Cantores com João Santos (SCJS, na sigla em inglês) que decorreu no salão nobre da Casa do Alentejo de Toronto, mas devido à época de gripes e constipações que se têm vindo a propagar apenas chegaram ao palco 13 cantores.

Assim, e repartidos pelos habituais escalões, escutaram-se cinco concorrentes juvenis: Adriana Sousa, Valentyna Sichko, K'Anna Clark, Lucia Li e Mikaela Santos; e oito adultos: Stephanie Bensette, Jessica Towler, Mark Pattison, Fabienne Rosenthal, Justin Birco, Jenna Pimentel, Marylord Goh e Inês Sousa.

Após a actuação de cada um dos grupos os concorrentes foram entrevistados em palco pela apresentadora da SCJS TV, Marisa Oliveira, procedendo-se também a uma entrevista com os elementos do júri enquanto se contabilizavam os seus votos, que compuseram 50% do resultado, e do público, responsável pela outra metade.

Desde o início da noite que John Santos, director musical e promotor desta competição, tinha vindo a indicar que haveria uma surpresa nesta ronda, o que se revelaria quando chegou a hora de anunciar os vencedores.

O que em princípio deveria ter sido a passagem às semifinais de dois concorrentes em cada escalão etário, acabaria por alargar a selecção a duas candidatas juvenis: K'Anna Clark, que interpretou a canção "Issues", e Mikaela Santos, com "Over the Rainbow"; e a quatro adultos: Mark Pattison, com a sua interpretação de "Say you won't let go", Justin Birco, com "For the nights I can't remember", Marylord Goh, que cantou "Turning tables", e a luso-canadiana Inês Sousa, com "I dreamed a dream".

As surpresas, porém, não se ficaram por aí pois foi revelado que ao júri – constituído nessa noite por Jheo Navarro, Inah Canlapan, Daniel Pires e Patrick Albernaz – seria dada a oportunidade de fazer a repescagem de mais um elemento, de qualquer um dos escalões, escolha que viria a incidir sobre outra luso-descendente: Adriana Sousa, que tinha interpretado "Treat you better".

No decorrer do espectáculo, que como habitualmente teve apresentação de Lisa Santos, a jurada Jheo Navarro voltou a ser convidada a entreter o público enquanto decorria a contagem dos votos e desta vez interpretou uma versão um pouco diferente da canção "Crazy", de Gnarls Barkley, que foi muito apreciada pelo público.

O concurso continua a contar com os préstimos da professora de canto Allyson Arsénio-Rod, que prestou assistência aos concorrentes, e a prova foi transmitida em directo através do YouTube

A primeira de duas semifinais vai realizar-se já amanhã, sábado (24), na Casa do Alentejo, a partir das 17h00, com jantar e espectáculo, estando a segunda prova marcada para 13 de Março, no mesmo local.

A grande final, agendada para 21 de Abril, vai realizar-se no Centro de Convenções Pearson, numa noite de gala que dará por concluída esta que foi a 12.ª edição do popular concurso.

As reservas para qualquer um destes espectáculos podem ser efectuadas contactando directamente com o responsável pelo concurso, John Santos, através do telefone 416 453-5646.


Voltar a Sol Português