1ª PÁGINA


Numerosos eventos até 31 de Dezembro:

Casa dos Açores quer continuar a ser o ponto de encontro da comunidade açoriana

Por Rómulo Ávila

Sol Português

Foi no passado sábado (17) que a comunidade açoriana voltou a reunir-se em honra daquele que é o Padroeiro da Casa dos Açores do Ontário (CAO) e a encher aquele seu habitual ponto de encontro em Toronto.

A lotação esteve perto do máximo, segundo fonte da organização, e este foi o primeiro jantar de festa em louvor do Espírito Santo desde a pandemia.

A ementa foi na base da tradicional matança de porco à moda das nove ilhas, com caldo verde, feijão, chouriço, morcela, batata doce e torresmos.

No evento não faltaram as arrematações, a alegria e a música, merecendo ainda destaque o altar, feito com o primor de sempre, em honra do Espírito Santo, onde a coroa, o ceptro e o prato fazem os corações açorianos sentirem-se ligados ao torrão natal, sendo que a fé no Divino transpõe todas as barreiras.

Na noite de festa, o artista Henrik Cipriano divertiu a plateia e animou o serão que foi para lá da meia-noite.

Fátima Bento, presidente da Assembleia-Geral e apresentadora da CAO, mostrou-se muito feliz pela grande afluência de público, que a seu ver revela que a "comunidade está bem viva e bem dinâmica, mesmo depois de anos de pandemia".

Em declarações ao jornal Sol Português, a dirigente salientou que "este grupo de pessoas quer manter viva e de portas abertas esta Casa", apelando a que "todos participem nas actividades".

Neste contexto, deu a conhecer as próximas iniciativas para a CAO, começando desde logo pela Festa da Vindima, que vai acontecer já no próximo dia 1 de Outubro, sendo que 15 dias depois realizar-se-á o segundo jantar em honra do Divino Espírito Santo.

A festa de Halloween (29 de Outubro) também pretende animar a colectividade e o grande destaque vai, em Novembro, para a Semana Cultural dos Açores, que se inicia no dia 6 e termina a 10 desse mesmo mês.

O aniversário da instituição será celebrado a 12 de Novembro, com música a cargo de Tony Câmara.

Já no dia 27 de Novembro iniciam-se as festividades de Natal com a terceira-idade, enquanto que o dia 11 de Dezembro, segundo Fátima Bento, será dedicado às crianças.

A fechar o ano, no dia 31 de Dezembro a Casa dos Açores pretende realizar o seu jantar e festa de Passagem de Ano.

Referência ainda às sessões de convívio da terceira-idade, que acontecem no Salão Nobre da CAO todas as segundas-feiras, das 9h00 às 14h00.


Voltar a Sol Português