1ª PÁGINA


Revelado programa para 37.ª Semana Cultural Alentejana em Toronto

O evento decorrerá de 21 a 29 de Outubro e abrange exposições diversas, prova de vinhos, feira do livro e um grande
espectáculo de fado em memória de Amália

Por Rómulo Ávila

Sol Português

A Casa do Alentejo de Toronto (CAT), colectividade com quase 40 anos de actividade, fundada a 20/02/1983, vai celebrar mais uma Semana Cultural colocando em destaque o Alentejo na sua essência e especificidade.

A apresentação do programa oficial da que será a 37.ª edição da Semana Cultural Alentejana foi feita no dia 14 de Setembro e o certame vai decorrer de 21 a 29 de Outubro.

Para o primeiro dia desta Semana Alentejana, sexta-feira (21), as actividades terão início pelas 19h00 com um "Alentejo de Honra", altura em que serão entoados os hinos nacionais pela voz de Teresa Vieira Santos.

Segue-se a inauguração das exposições do artesão Artur Jesus; do escultor e artista plástico Tony Louvado; da arte de Arraiolos pelo Grupo de Tapetes de Arraiolos da Casa do Alentejo na Galeria Alberto de Castro; e de pintura por Carla Antunes.

Merece ainda referência a inauguração da exposição itinerante comemorativa do centenário de José Saramago, que conta com o patrocínio do Instituto Camões, e o lançamento da revista desta edição da Semana Cultural Alentejana, terminando o dia com um jantar e um espectáculo.

Já no sábado (22), e com apresentação de Cristina de Jesus e Laurentino Esteves, surge um dos pontos altos deste programa: um jantar e espectáculo no Salão Nobre intitulado "Em casa d'Amalia ao Vivo", onde directamente de Portugal está assegurada a presença dos artistas José Gonçalez, André Amaro, Miguel Moura, Miguel Ramos, José Geadas (guitarra portuguesa) e Rogério Caixinha (viola-baixo).

Já no domingo (23), também no Salão Nobre, o dia é dedicado ao folclore internacional com a presença dos ranchos do Arsenal do Minho, Os Antigos de Vaughan, Pérolas do Atlântico, ACMT e Yavir School of Ukrainian Dance.

No dia seguinte, segunda-feira (24), decorre o almoço da terceira-idade e a noite será dedicada aos sócios da CAT com um jantar convívio a partir das 19h00.

O serão, que terá apresentação a cargo de António César, conta com um discurso institucional, uma demonstração de artes marciais a cargo da escola Keisatsu Dojo e a actuação dos artistas Victor Martins e Lídia Sousa (ainda por confirmar).

Para terça-feira (25) está reservada a realização duma prova de vinhos intitulada Food & Wines of Portugal, um jantar no restaurante "O Sobreiro", sito na sede da CAT, bem como um espectáculo musical com Pedro Joel, estando a apresentação a cargo de Laurentino Esteves.

A designada "Noite da Juventude" vai ter lugar na quarta-feira (26) e inclui um jantar e actuações da Luso-Can Tuna, Tânia Barbosa, The Long &MCQuade Singing Contest with John Santos, Natasha Costa, Melanie Cabral, Daniela Costa e Sabrina Barreto num serão que terá apresentação de Francisco Pegado.

Ainda do vasto programa da Semana Cultural Alentejana, merece destaque na quinta-feira (27) um jantar no restaurante "O Sobreiro", uma Feira do Livro e um colóquio intitulado "A Leitura e os Livros", apresentado em estreita colaboração com o Núcleo de Leitura da CAT, debate que será moderado por Laurentino Esteves.

Em véspera do final do certame, a noite tradicional alentejana está marcada para sexta-feira (28) – com um jantar e espectáculo musical com artistas ainda por confirmar – e por último, a encerrar esta Semana Cultural haverá um baile de máscaras no sábado (29), que tem já garantida a actuação dos artistas Flávio dos Santos e Rui Pedro.

Na conferência para a apresentação do programa, coube a Laurentino Esteves dar as boas-vindas aos convidados e representantes dor órgãos de comunicação social e apresentar os pontos-chave desta 37.ª edição da Semana Cultural Alentejana.

Por seu turno, o presidente da CAT aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os colaboradores e patrocinadores, salientando ainda que "o mais importante é as pessoas virem e participarem nas actividades, pois os participantes são a alma destes eventos".

Ainda no encontro com a comunicação social, o presidente deixou um recado, esclarecendo que "muito esta Direcção fez e está a fazer, mas não se pode fazer tudo de uma vez".

Certo é que de 21 a 29 de Outubro a comunidade portuguesa, e não só, tem nesta Semana Cultural um vasto e rico programa, podendo sentir e viver um pouco da alma alentejana.


Voltar a Sol Português