1ª PÁGINA


14.ª Gala LCCS:

Concentrada no futuro, Luso Canadian Charitable Society prepara novos projectos

Por Rómulo Ávila

Sol Português

A 14.ª Gala Anual da Luso Canadian Charitable Society (LCCS) foi celebrada no passado sábado (18) com o patrocínio da LIUNA Local 183, servindo o momento para evocar a generosidade e o espírito comunitário dos que ajudam esta instituição caritativa na sua missão de cuidar de pessoas com deficiências motoras e cognitivas nos seus três centros em Toronto, Mississauga e Hamilton.

"Hoje reconhecemos e celebramos o compromisso das famílias e dos cuidadores para garantir que as pessoas com deficiência são amadas, bem cuidadas e têm as oportunidades e o apoio que merecem. Também celebramos os diversos talentos e habilidades dos nossos participantes e a sua alegre contribuição para nossa comunidade", declarou Bill Moniz, que foi o mestre-de-cerimónias da gala, ao descrever o mote para a celebração.

O apresentador fez questão ainda de abrir com um agradecimento "ao Conselho de Administração, aos funcionários, aos voluntários e ao Comité da Gala, que trabalharam arduamente para tornar esta noite um sucesso", bem como aos "generosos dadores e patrocinadores, muitos dos quais apoiam a Luso desde o início", salientou.

O serão foi caracterizado por vários momentos emotivos, incluindo a comovente alocução da familiar de um utente que diariamente necessita do apoio que lhe é prestado pela LCCS.

A esse apoio aludiu o presidente da Direcção da LCCS, Jack Prazeres, que na sua mensagem inicial nessa noite destacou que "todos os dias, as pessoas com necessidades especiais são o motor do trabalho" desenvolvido pela instituição.

O dirigente faria também um duplo anúncio aos que naquele serão o escutavam ao confirmar dois novos pólos de actividade da LCCS: o Long Term Care Adults Center, para a prestação de cuidados de saúde a longo prazo a adultos, e que indicou será uma realidade em Hamilton, bem como o Long Term Care Adults Center em Toronto, que ficará situado na Old Weston Road.

Sobre este último foi referido que esse centro de cuidados de saúde a longo prazo para adultos ocupará todo o primeiro piso das instalações, mas que nessa torre haverá a possibilidade também de criarem apartamentos para que os pais possam estar junto dos seus filhos que são utentes do centro.

Mais tarde, e em declarações ao jornal Sol Português, Jack Prazeres explicou que estes dois projectos vêm preencher uma lacuna e que por isso mesmo "com a ajuda de todos, têm de arrancar" dada a crescente necessidade, que se acentua a cada dia que passa.

"São muitos os pais que nos procuram em lágrimas e em sofrimento porque não sabem onde, um dia que morram, deixar os seus filhos que precisam de cuidados especiais todos os dias, 24 horas por dia", refere, indicando que "muitos deles estão em cadeiras de rodas e os seus pais estão já em idade avançada".

"Volvidos estes 14 anos, continuamos a acreditar e a ver luzes no fundo de cada túnel", afirma o dirigente, frisando que, em Hamilton, este centro prestará serviço 24 horas por dia e vai estar em funcionamento "muito rapidamente, pois já se encontra tudo aprovado", sendo que o de Toronto demorará um pouco mais "porque é uma torre de 30 andares e vamos ter que esperar que se possa construir a torre de apartamentos".

Jack Prazeres não quis deixar de dirigir um agradecimento especial aos que têm auxiliado e contribuído para a missão da LCCS.

"Toda a comunidade e toda a gente que nos ajuda tem feito a diferença nesta luz que queremos ser para estas famílias. Parabéns a todos os que todos os dias nos ajudam a ter os três centros cheios de vida e com muita vontade de fazermos sempre mais e melhor", concluiu.

Entretanto, e segundo apurámos, várias das actividades angariadoras de fundos em prol desta organização de caridade vão voltar em força em 2023, depois da pandemia de covid-19 ter impedido ou dificultado a sua realização nos últimos anos.

Assim, a Luso Volta vai voltar à estrada mais uma vez, com data marcada para 27 de Julho, enquanto que o torneio de golfe solidário acontecerá um pouco antes, no dia 9 de Junho, e será, segundo Jack Prazeres, incluído no programa das comemorações da Semana de Portugal, havendo no final da partida um jantar de marisco no Centro Cultural Português de Mississauga.

A nossa reportagem colheu declarações também do embaixador de Portugal no Canadá, Leão Rocha, que afirmou ao jornal Sol Português sentir "um grande orgulho" como representante do governo português no país, "mas sobretudo como português", por poder "estar nesta gala que representa um trabalho diário e uma felicidade para imensas famílias".

"Devemos estar todos muito orgulhosos e muito satisfeitos por contar com este tipo de resposta junto da nossa comunidade", indicou o diplomata, lembrando que "de facto, a capacidade de nós, portugueses" para ajudar o próximo é notável.

"Nisso somos normalmente muito, muito fortes em ter este sentimento de solidariedade e de entre-ajuda", ressalvou, adiantando ainda que "o governo português, de alguma forma, pode ajudar associações como esta e pode e deve contribuir",

"Estou tão feliz por aqui estar e sentir que nesta sala há apoio, há vontade de continuar a trabalhar por quem mais necessita e apelo para que todos o façam com entusiasmo. Da minha parte, gratidão e apoio", concluiu.

No decorrer desta noite de gala escutaram-se os acordes do violinista luso-canadiano Grenvile Pinto, sendo mais tarde convidados a discursar várias entidades políticas das diferentes esferas governamentais canadianas.

Assim, e a par das intervenções do presidente da LCCS e do embaixador português, passaram também pelo palco, embora com curtas declarações, os deputados federais Francesco Sorbara (Vaughan-Woodbridge); Peter Fonseca (Mississauga Este-Cook); e Charles Sousa (Mississauga-Lakeshore).

Todos eles, alinhando pelo mesmo diapasão, referiram a importância desta instituição para os jovens, adultos e familiares de pessoas que carecem de cuidados especiais, prometendo empenharem-se "nas lutas e desafios próximos" da LCCS.

Por seu turno, o presidente da Câmara de Brampton, Patrick Brown, que esteve igualmente presente no encontro, subiu ao palco para agradecer o trabalho desenvolvido pela LCCS, afirmando: "a porta do meu gabinete está sempre aberta para o que a Luso precisar".

Ainda no que toca a discursos – também eles curtos – os deputados provinciais Chris Glover (Spadina-Fort York), e Rudy Cuzzetto (Mississauga-Lakeshore) prometeram que a instituição de caridade pode contar com as suas vozes "activas e próximas" no Parlamento Provincial, uma vez que o trabalho que esta desenvolve "merece e tem de ser apoiado por todos".

De destacar ainda as manifestações de apreço prestadas aos principais patrocinadores da LCCS, na forma de lembranças evocativas do apoio que ao longo do ano dão a esta instituição de caridade luso-canadiana.


Voltar a Sol Português