1ª PÁGINA


Julie Dzerowicz reeleita em Davenport

Numa das mais renhidas batalhas eleitorais, distrito mais português do Canadá reafirmou apoio à candidata Liberal

Por Luís Aparício

Sol Português

A candidata do partido Liberal por Davenport, Julie Dzerowicz, foi quarta-feira (22) confirmada reeleita para um terceiro mandato em representação deste círculo eleitoral torontino que abrange a maior concentração de portugueses e luso-descentes no país.

Após uma renhida disputa com a adversária do NDP, a incumbente e deputada do partido Liberal viria a conseguir a vitória por uma margem de 165 votos, depois de concluída a contagem de todos os boletins de voto especiais, já na noite de quarta-feira

A indicação da vitória surgiu dois dias depois da realização do acto eleitoral, que decorreu na segunda-feira (20) e que definiu um novo governo de mainora Liberal, de novo sob a liderança do Primeiro-ministro Justin Trudeau.

Em Davenport, que era de início considerado um dos grandes campos de batalha das eleições, a corrida ficou reservada a dois partidos, tal como era esperado por muitos observadores políticos, com Julie Dzerowicz a concorrer pelos Liberais e a conseguir 19.860 votos, o que lhe permitiu derrotar a candidata do NDP, Alejandra Bravo, que recebeu 19.695 votos.

Jenny Kalimbet, do partido Conservador, ficou num distante terceiro lugar, com 4.740 votos, seguida de Tara Dos Remedios, do Partido Popular do Canadá (PPC), com 1.582 votos, e de Adrian Currie, do partido Verde, com 1.078 votos, logrando os candidatos independentes, Troy Young e Chai Kalevar, uma percentagem residual da votação.

Durante as últimas eleições em 2019, Julie Dzerowicz venceu o ex-deputado Andrew Cash, também ele a concorrer pelo NDP, por uma diferença de 1.472 votos.

Ao fim da noite de segunda-feira, a candidata Liberal e incumbente considerou ser um pouco estranho pronunciar-se antes de ser conhecido o resultado final da votação, mas recordou que estas eleições decorreram num período marcado pela pandemia e que por esse motivo muitos eleitores optaram por votar pelo correio, havendo ainda cerca de 20.000 destes boletins de voto especiais para serem contados.

Após agradecer a todos os que estiveram envolvidos na sua campanha e de afirmar que era "importante" para os Liberais conseguir "um mandato explicito da parte dos canadianos" para darem seguimento às suas políticas, Julie Dzerowicz disse acreditar "que só o partido Liberal conseguirá cumprir o que prometeu".

Destacou nomeadamente a implementação de um plano de acção urgente e enérgico para dar resposta às alterações climáticas, capaz de "mudar a forma como vivemos"; concretizar a implementação do plano "National ChildCare", que visa criar uma rede de creches e infantários a nível nacional; dar reposta à falta de habitação acessível; e prestar mais apoios aos idosos, entre outras medidas.

Orgulhosa do trabalho que se tem vindo a realizar em Davenport ao longo dos últimos anos, a deputada reeleita quis deixar uma última palavra de agradecimento à comunidade portuguesa, pelo apoio e carinho que tem recebido da parte de particulares e de organizações.


Voltar a Sol Português