1ª PÁGINA


Ontário

Mosquito responsável pelo vírus Zika encontrado no Canadá

Um mosquito adulto da espécie `Aedes aegypti', que é responsável pela maior parte dos casos de infecção humana pelo vírus Zika, foi encontrado no Canadá pela primeira vez.

Funcionários da Unidade de Saúde do Condado de Windsor-Essex encontraram o insecto numa armadilha, uma descoberta que levou directores da área da saúde a dizerem que isto é um sinal de que aquela espécie de mosquitos já se estabeleceu na zona Sul da província do Ontário.

"Ele estava em tão bom estado que temos 100% de certeza de que espécie se trata. E ele não apareceu por acaso, vindo dos Estados Unidos.", disse Fiona Hunter da Universidade Brock, que lidera o laboratório que analisou os mosquitos de Windsor.

A semana passada, aquela mesma unidade de saúde já tinha anunciado a descoberta naquela área de dois mosquitos `Aedes albopictus', também conhecidos por `Mosquito Tigre Asiático'.

"Uma vez estabelecidos aqui, vai ser muito mais difícil controlá-los, e talvez venhamos a ver doenças que nunca tínhamos visto antes.", disse o Dr. Wajid Ahmed, ex-Director-geral de Saúde daquela área.

Ver o Tigre asiático surgir aqui foi um pouco surpreendente, uma vez que não esperávamos que tal acontecesse ainda durante os próximos dez anos, explicou Hunter.

"Os mosquitos Tigre Asiáticos já estão sinalizados há muito na zona Norte dos Estados Unidos. Mas o `Aedes aegypti' é suposto ser sub-tropical. Por isso, que raio está ele a fazer aqui?", interrogou-se Hunter, que acrescentou: "Penso que é alarmante – para o país – que o nosso clima esteja a mudar. Na última década acrescentámos dez novas espécies de mosquitos à nossa lista endémica. Por isso, sabemos que alguma coisa está a acontecer."


Voltar a Sol Português