1ª PÁGINA


Eleições no Ontário: Conservadores e Novos Democratas empatados

A duas semanas das eleições legislativas provinciais, o Partido Conservador e o Partido da Nova Democracia aparecem agora tecnicamente empatados, nas mais recentes sondagens eleitorais.

A última sondagem da empresa Abacus Data dá 35 por cento de intenções de voto para o Partido Conservador de Doug Ford, 34 por cento para o Partido da Nova Democracia de Andrea Horwath, e 24 por cento para o Partido Liberal de Kathleen Wynne.

Nas duas últimas semanas, Horwath subiu cinco pontos percentuais nas intenções de voto, Wynne perdeu cinco pontos percentuais, e Ford manteve-se estável.

"Os Conservadores estão a segurar o seu eleitorado tradicional, os Novos Democratas estão a convencer os indecisos e a atrair alguns Liberais, enquanto os Liberais estão a perder apoio para os Novos Democratas e para os indecisos.", escreveu David Coletto, da Abacus Data, que acrescentou: "Ford ainda é o favorito para ser o próximo Primeiro-ministro do Ontário, embora seja absolutamente possível que os Novos Democratas consigam uma surpresa."

No entanto, David Coletto explica quais as razões que tornam mais plausível a vitória dos Conservadores:

- lideram as intenções de voto na faixa etária dos 45 anos de idade ou mais, uma faixa eleitoral que tem mais tendência a ir votar, que os mais novos;

- o partido lidera entre os eleitores que foram votar nas últimas eleições, sugerindo esse facto que os seus apoiantes irão votar de novo;

- o apoio ao Partido Conservador é consistente em toda a província;

- os eleitores de esquerda estão divididos entre os Novos Democratas e os Liberais, enquanto os eleitores de direita estão unidos à volta dos Conservadores.

A sondagem da Abacus foi realizada através da internet, tendo registado a opinião de 2.824 cidadãos do Ontário com mais de 18 anos de idade. A margem de erro é de +/- 1,9 por cento.


Voltar a Sol Português