CANADÁ EM FOCO


Uísque canadiano eleito Melhor do Mundo

Foi há 25 anos que Jim Murray se dedicou à prova e avaliação de uísques, e actualmente o compêndio que edita, "Bíblia do Uísque de Jim Murray", é uma referência para quem conhece ou deseja conhecer o melhor que esta indústria tem para oferecer.

Por esse motivo, a designação de um uísque canadiano como "Melhor do Mundo" é digno de nota, título atribuído na edição de 2021 à produção "Alberta Premium Cask Strength" da firma Alberta Distillers.

"É incrível, ainda estamos a sentir o impacto da notícia e não sei se já nos estaremos inteiramente a dar conta do seu significado", afirmou George Teichroeb, director desta pequena destilaria sedeada em Calgary.

"Quando o lançámos já sabíamos que ia fazer algumas ondas no mercado canadiano, mas ser nomeado "o melhor uísque do ano", uau!"

Na avaliação daquele guia de uísques, o Alberta Premium Cask Strength "merece realmente ser apreciado", elogio que o director da firma aceita com uma gargalhada e sem falsa modéstia ao declarar: "bom, acho que o Jim Murray não mente muito – é mesmo fantástico".

Apesar desta distinção superlativa em relação a qualquer outra anterior, a Alberta Distillers já antes mereceu o título de Melhor Uísque Canadiano nas edições 2006 a 2009, mas desta vez bateu cerca de 1.200 outros para chegar ao número um no pódio mundial.

Segundo George Teichroeb, desde 1946 que a produção de uísque da firma é feita inteiramente com grão de centeio – 85 por cento do qual é cultivado num raio de 500 quilómetros em torno de Calgary – e com água extraída das Montanhas Rochosas.

A destilaria tem o seu próprio laboratório de enzimas para centeio, cereal que os entendidos consideram ser essencial para uma boa produção, por ter mais proteínas do que outros cereais.

Depois de passar pelo alambique, é "aconchegado" por fim em barris de carvalho branco carbonizado, "e é aí que acontece a magia", segundo o responsável.

A "Alberta Premium Cask Strength" tem produção limitada e foi lançada no mercado em Novembro do último ano, pelo que a atribuição deste prémio provavelmente significa que vai ser ainda mais difícil encontrá-lo à venda.


Voltar a Canadá em Foco


Voltar a Sol Português