ACTUALIDADE INTERNACIONAL


Breves Internacionais

Líbano: Presidente pede ajuda na ONU para a reconstrução pós-explosão

O Presidente do Líbano pediu quarta-feira à comunidade internacional apoio para a reconstrução do principal porto do país e dos bairros de Beirute destruídos pela catastrófica explosão ocorrida em Agosto.

***

Apenas um polícia do Kentucky indiciado e não pela morte de Breonna Taylor

Um painel de jurados do Kentucky indiciou quarta-feira apenas um polícia por disparar contra apartamentos na vizinhança, mas não avançou com acusações contra nenhum polícia na morte da jovem negra Breonna Taylor.

***

China permite que estrangeiros com autorização de residência válida retornem sem novo visto

A China anunciou quarta-feira que vai voltar a permitir a entrada no país de estrangeiros que ainda tenham uma autorização de residência válida, sem a necessidade de pedir novo visto.

***

Alemanha, Japão, Brasil e Índia exigem lugar permanente no Conselho de Segurança

A Alemanha, a Índia, o Japão e o Brasil exigiram quarta-feira, à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, um lugar permanente no Conselho de Segurança, um pedido que já é antigo, mas que dificilmente surtirá o efeito pretendido.

***

Covid-19: Laboratório anuncia parceria para aumentar produção de remdesivir

A farmacêutica Hovione anunciou uma parceria com a congénere Ligand para "aumentar significativamente" a produção do antiviral Veklury (remdesivir), indicado para o tratamento da infecção por SARS-CoV-2, o vírus na origem da covid-19.

***

França pede pressão internacional para garantir novo Governo no Libano

A França pediu quarta-feira à comunidade internacional "pressões fortes e convergentes" para assegurar a formação de um Governo no Líbano e fazer sair o país da prolongada crise.

***

Covid-19: Espanha volta a registar mais de 11 mil novas infecções diárias

Espanha registou 11.289 novos casos de Covid-19, dos quais quase um terço em Madrid, elevando para 693.556 o número total de infectados até agora.

***

Bielorrússia: Polícia dispersa manifestantes com canhões de água em Minsk

A polícia bielorrussa utilizou quarta-feira canhões de água para dispersar milhares de manifestantes que se reuniram no centro de Minsk após a tomada de posse, à porta fechada, do Presidente Alexander Lukashenko, confrontado com um movimento de contestação histórico.

***

Migrações: Grécia quer negociar repartição equitativa com todos os países da UE

Segundo o ministro da Migração e Asilo grego, Notis Mitarachi, encontram-se actualmente na Grécia 95.000 requerentes de asilo e 70.000 pessoas reconhecidas como refugiadas.

***

Rei saudita critica Irão em discurso de estreia na Assembleia-Geral da ONU

O rei Salman da Arábia Saudita estreou-se quarta-feira na Assembleia-Geral da ONU com um discurso pré-gravado no qual critica o Irão e expressa apoio ao plano de paz dos Estados Unidos para o Médio Oriente.

***

Brasil pode retaliar contra países que boicotem produtos do país - ministro

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) brasileiro, Augusto Heleno, afirmou terça-feira que o Brasil pode retaliar contra países que adoptem políticas de boicote a produtos locais por questões ambientais.

***

Projecto "Fumu Kaba" mostra que na Guiné-Bissau cozinhar a gás é mais saudável que a carvão

A União da Cidades Capitais de Língua Portuguesa defendeu terça-feira que o projecto "Fumu Kaba" na Guiné-Bissau mostrou que cozinhar a gás é "mais saudável" que o carvão, mas ainda é uma alternativa cara para os guineenses.

***

*Exportações de Portugal para a China crescem 5,62% até Julho

As exportações de Portugal para a China cresceram 5,62% nos primeiros sete meses do ano, enquanto as importações sofreram uma queda de quase 10%, em relação ao período homólogo de 2019.

***

Moçambique/Ataques: ONG portuguesa angaria mais de 18 mil euros para educação de crianças

A Helpo, organização não-governamental (ONG) portuguesa, angariou mais de 18 mil euros em Portugal para apoiar cerca de 4.000 crianças deslocadas devido à violência armada na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique.

***

Exportações de Portugal para a China crescem 5,62% até Julho

As exportações de Portugal para a China cresceram 5,62% nos primeiros sete meses do ano, enquanto as importações sofreram uma queda de quase 10%, em relação ao período homólogo de 2019.

***

Juíza do Supremo Tribunal dos EUA Ruth Bader Ginsburg morre aos 87 anos

A juíza do Supremo Tribunal dos Estados Unidos Ruth Bader Ginsburg morreu aos 87 anos de "complicações causadas por um cancro do pâncreas", anunciou na sexta-feira o tribunal.

O juiz-presidente do Supremo Tribunal dos Estados Unidos, John Roberts, afirmou que o país "perdeu uma jurista de dimensão histórica". "Perdemos uma colega estimada. Hoje estamos de luto, mas confiantes de que as gerações futuras recordarão Ruth Bader Ginsburg como nós a conhecemos, uma incansável e decidida campeã da justiça", indicou.


Voltar a Actualidade Internacional


Voltar a Sol Português