1ª PÁGINA


Clube português mais antigo de Toronto festejou 64 anos

Fundado a 23 de Setembro de 1956, o First Portugese Canadian Cultural Centre é, como o próprio nome indica, o mais antigo clube português de Toronto e na quarta-feira (23) os seus dirigentes celebraram 64 anos de actividade.

Apesar das medidas de contenção da pandemia de Covid-19 que limitaram o encontro a uma mão cheia de espectadores – e dadas as restrições que desde o último fim-de-semana reduziram de 50 para 10 o número de convivas permitidos participar em festas em salões ou casas – foi apenas uma dezena de sócios e dirigentes que pôde participar no encontro, mas nem por isso se deixou de assinalar a efeméride.

Foi, como os seus responsáveis indicaram na página do First no Facebook, "um aniversário diferente e bastante solitário", mas ainda assim celebrado "com muito orgulho e alegria".

Longe do seu auge, quando atraia grande número de convivas às suas festas, o clube luta hoje com dificuldades substanciais, depois de ter perdido o edifício que lhe servia de sede na rua College, no centro da comunidade portuguesa.

Apesar disso, e mesmo agora, com as acrescidas limitações resultantes das medidas de contenção da pandemia, os seus responsáveis permanecem intentos em continuar a dar seguimento ao mandato de servir a comunidade, não só através da sua reconhecida escola de Português, mas também com uma grande gama de programas e actividades que abrangem todas as idades – dos mais pequenos aos mais idosos.


Voltar a Sol Português