PENA & LÁPIS


Terrorismo e desinformação

Por Inácio Natividade
Sol Português

O uso das redes sociais para denegrir as Forças de Defesa e Segurança (FDS) na sua missão patriota de defender a Pátria Amada faz parte da estratégia de operações militares psicológicas montada pelos terroristas em Cabo Delgado. O lembrete é que o trabalho das FDS é extremamente delicado e perigoso, meticulosamente levado a cabo em defesa da integridade e soberania do Estado, por homens altamente treinados e orientados para defender o povo.

No vídeo de desinformação e propaganda produzido pelos terroristas, a vítima foi uma mulher que tenta distanciar-se dos agressores na tentativa de se proteger, mas é perseguida e espancada de tal forma que, devido aos maus-tratos a que é sujeita, defeca involuntariamente.

Um dos membros do grupo de agressores abre fogo contra a mulher. A vítima cai inanimada, mas mesmo assim mais três homens aparecem, no mesmo vídeo, a disparar contra ela. Tudo acontece numa estrada alcatroada, na qual é possível ver com clareza o rosto de alguns dos membros do referido grupo, que se supõem sejam das FDS.

Nem se trata de guerra de comunicação, mas de uma mentira sórdida.

As FDS, num comunicado, consideram as imagens "chocantes, abusivas, repugnantes, horripilantes e. acima de tudo, condenáveis em todas as suas dimensões". E mais:"As FDS reiteram que não pactuam com qualquer acto bárbaro que consubstancia a violação dos direitos humanos".

No final do comunicado a instituição compromete-se a defender as populações e a integridade territorial de toda e qualquer agressão. O exército pediu ainda vigilância das comunidades, para que situações semelhantes sejam denunciadas.

O vídeo posto pelos terroristas na net, na qual aparece uma mulher nua a ser baleada por homens com fardas supostamente das FDS, é falso e não corresponde à filosofia vigente nas FDS, e fere a integridade e a moral das mesmas .

Em Cabo Delgado as FDS encontram-se a perseguir ninhos de instabilidade para remover ameaças do terrorismo, em obediência à lei e à ordem. Quantos terroristas foram já capturados e mortos usando fardamento parecido com o das FDS?

Por serem alvos militares legítimos das FDS, o desespero no seio dos terroristas é total.

O enquadramento óptico das imagens apontam a intenção dos terroristas em passar o ónus da culpa aos outros, quando se encontram num beco sem saída.


Voltar a Pena & Lápis


Voltar a Sol Português