1ª PÁGINA


Covid-19/Vacinas:

Dose de reforço da Pfizer aprovada para crianças entre 5 e 11 anos

A Health Canada já autorizou a administração de uma dose de reforço da vacina da Pfizer-BioNTech às crianças entre os cinco e os 11 anos de idade, informou na passada sexta-feira (19) a directora dos serviços de saúde pública canadianos, dra. Theresa Tam.

Segundo a médica porta-voz do governo, o Comité Consultivo Nacional sobre Imunização (NACI, na sigla em inglês) recomenda que as crianças com problemas de saúde subjacentes recebam uma dose de reforço da vacina (terceira dose) seis meses após a administração da segunda dose, mas todas as outras crianças na mesma faixa etária podem recebê-la também.

A distinção entre a recomendação do NACI para crianças de alto risco (devem ser imunizadas com uma terceira dose) e todas as outras (podem ser imunizadas com uma terceira dose) poderá vir a ser alterada à medida que forem recolhidas mais informações sobre a evolução da pandemia, referiu ainda a médica.

Com o regresso às aulas previsto para breve, começam a aumentar também as preocupações com a transmissão da Covid-19 nas escolas.

A aceitação da vacina nesta faixa etária é muito inferir à que se regista em todos os grupos demográficos mais velhos, com apenas 42% das crianças entre os cinco e os 11 anos de idade actualmente vacinadas com duas doses de imunizante, face a mais de 83% em todos os outros.

No entanto, a directora dos serviços de saúde destaca que a adesão dos adolescentes à vacina de reforço tem sido também bastante baixa, com menos de um em cada cinco jovens entre os 12 e os 17 anos com uma dose de reforço decorridos oito meses desde a recomendação do NACI.

Ainda de acordo com a dra. Theresa Tam, a mais recente vaga de Covid-19 a nível nacional parece ter já atingido o pico e estar a diminuir, com o número de casos e de hospitalizações a caírem na maioria das regiões, contudo o número de infecções provavelmente voltarão a aumentar durante o Outono.

Com isso em conta, a directora dos serviços médicos acrescenta que as campanhas de vacinas devem começar o mais brevemente possível para que todos possam receber as doses de reforço antes do Outono.

Segundo as autoridades de saúde, cerca de metade dos canadianos já recebeu uma dose de reforço (terceira injecção de imunizante contra a Covid-19), mas só 11% receberam quatro doses de vacina.


Voltar a Sol Português