1ª PÁGINA


Eleições autárquicas em Toronto contam com 372 candidatos

A lista de candidatos às próximas eleições autárquicas em Toronto está oficialmente completa com um total de 372 candidatos certificados pelo secretário municipal de Toronto, John Elvidge, após o término na última sexta-feira (19) do prazo para nomeações.

A lista completa dos candidatos pode ser consultada no portal do município (toronto.ca/city-government/elections/candidate-list/) e inclui 31 candidatos inscritos e a concorrer ao cargo de presidente de Câmara, 164 candidatos aos cargos de vereador e 177 aspirantes às posições de administradores das direcções escolares.

Entre os candidatos que se inscreveram no último momento estão a conhecida radialista Ann Rohmer, que juntou o seu nome à corrida eleitoral para o cargo de vereadora do distrito 11 (University-Rosedale), escassas horas antes de terminar o prazo oficial.

Divididos por circunscrições eleitorais, há três distritos onde houve apenas um candidato a oficializar a sua intenção de concorrer à administração das respectivas direcções escolares

Ainda assim, foi uma melhoria significativa em relação ao que sucedia há pouco mais de uma semana quando 13 corridas eleitorais para administradores escolares e duas para os cargos de vereadores tinham apenas um candidato.

De acordo com as regras para as eleições autárquicas no Ontário, se só houver um candidato certificado até às 16h00 do dia 22 de Agosto, esse candidato será formalmente declarado eleito por aclamação.

Já o distrito 1 (Etobicoke Norte) tem o maior número de candidatos (16) de todas as outras disputas eleitorais para o cargo de vereador municipal.

No início da última semana, Rose Milczyn foi nomeada pela Assembleia Municipal para ocupar o cargo de vereadora deste distrito até ao término do actual mandato (14 de Novembro).

O assento na Assembleia Municipal ficou vago depois que o então vereador Michael Ford optou por concorrer como deputado parlamentar pela mesma circunscrição eleitoral nas eleições legislativas da província do Ontário, no passado mês de Junho, vindo a vencer.

O presidente da Câmara, John Tory, é um dos que pretendem conquistar mais um mandato nestas eleições, no seu caso o terceiro à frente da autarquia.

Apesar de tudo, há significativamente menos candidatos a concorrer nestas eleições, em comparação com as últimas que se realizaram em 2018, quando 501 candidatos entraram na disputa – 35 para a presidência da Câmara, 242 para os cargos de vereadores e 224 para administradores das direcções escolares.

Essas eleições foram também as primeiras que seguiram um modelo reduzido de distritos com assento na Assembleia Municipal, que caíram de 47 para 25.

Os eleitores vão às urnas para escolher a constituição da próxima Assembleia Municipal no dia 24 de Outubro.


Voltar a Sol Português