ARTES E CULTURA


SABROSA: Familiares do fadista Manassés doam casa à Câmara

A casa do fadista Manassés Lacerda Botelho, em Sabrosa, foi doada pela sua família ao município, que ali pretende criar um espaço cultural e de memória do compositor e cantor que gravou dezenas de discos.

Segundo divulgou terça-feira (23) a autarquia, o imóvel, localizado em Sabrosa, terá, no futuro, "fins de utilização e valorização cultural para benefício da população local, mantendo na sua fachada a placa com referência ao cantor Manassés de Lacerda, salvaguardando as condições acordadas pelas partes para a oficialização desta doação".

Para além disso, é pretensão da Câmara criar, naquele edifício, "um Espaço Memória à vida e obra de Manassés de Lacerda, dando a conhecer publicamente o seu importante trabalho realizado através da cultura".

Nascido a 16 de Janeiro de 1885, em Sabrosa, Manassés de Lacerda foi um compositor e cantor que gravou dezenas de discos, tendo criado um estilo de fado que ficou célebre na primeira metade do século XX e que ficou conhecido como "Fado Manassés".

De acordo com o município, Manassés tornou-se um "ícone da canção de Coimbra, pelo seu estilo e performance", tendo falecido em 1962.


Voltar a Artes e Cultura


Voltar a Sol Português