1ª PÁGINA


Concurso de Cantores 2021/22: Mais quatro semifinalistas apurados na segunda ronda de qualificação

Por Luís Aparício

Sol Português

Pela primeira vez em quase dois anos, os concorrentes do Concurso de Cantores com John Santos (SCJS, na sigla em inglês) puderam actuar perante uma plateia que assistiu, ao vivo e no local, a uma prova da popular competição realizada na pretérita quarta-feira (17) no salão principal da Casa do Alentejo de Toronto.

Foi um momento há muito esperado pelos organizadores deste concurso de talentos que mantêm a esperança de voltar a apresentar uma Grande Final ao vivo e com público no Centro de Convenções Pearson, em Abril de 2022.

Os concorrentes Ariel Weinreich e Chantel Nunes, na categoria juvenil, e Noah Kosta e Priscilla Kesse, no escalão de adultos, foram os mais votados pelo público que assistia, quer no salão, quer online, e pelo painel de jurados, garantindo dessa forma um lugar numa das duas semifinais previstas para os dias 12 de Fevereiro e 5 de Março.

Esta que foi a segunda ronda de qualificação do popular concurso de cantores, que entrou já na sua 16.ª temporada, ficou marcada pela ausência de quatro concorrentes, por motivos de exposição à Covid-19, e ainda de dois dos habituais jurados, Alex Andronache e Zack Werner, que não puderam estar presentes por outros motivos.

Joey Corsino, cantor e compositor nascido e criado em Toronto, e vencedor da 8.ª época do concurso de cantores na categoria de adultos, ocupou um dos lugares deixados vagos no painel do júri residente.

Entretanto, o fundador do concurso, John Santos, garantiu que os quatro concorrentes que não puderam competir nessa noite poderão fazê-lo na ronda de qualificação marcada para o mês de Janeiro.

Como habitualmente, a assistência virtual acompanhava a transmissão em directo do evento através das redes sociais onde o concurso é disponibilizado.

Esta ronda de qualificação apresentou caras novas que procuram dar largas ao sonho de vencer o concurso e alavancar uma carreira profissional no competitivo mercado musical norte-americano.

Foi o caso de Noah de Paula, concorrente de origem brasileira, que chegou a Toronto há aproximadamente um mês, vindo do Reino Unido.

Já com alguma experiência de vida, o jovem adulto tem uma certeza: "O meu maior sonho é ser actor e cantor, e aqui [Toronto] é o melhor lugar para isso".

Com alguma da sua música no Spotify (serviço de streaming de música, podcasts e vídeos) e outros projectos artísticos em curso, procura "ganhar embalo para uma carreira musical" e acredita que esta "é uma oportunidade maravilhosa" para adquirir mais experiência e, assim espera, dar-lhe mais "alguma exposição".

Todavia, a sua interpretação de "Diamonds", de Rihanna, uma das suas músicas favoritas, não viria a reunir os votos suficientes para lhe garantir um lugar entre os semifinalistas.

Quem teve melhor sorte foi Chantel Nunes, nascida em Toronto mas também ela com ascendência brasileira, que competiu pela primeira vez no concurso, na categoria juvenil e conseguiu apurar-se para as semifinais.

A jovem conta que foi a professora de canto e voz quem a incentivou a entrar no concurso, para "ganhar experiência".

Com o total apoio da família e amigos para seguir uma carreira musical, Chantel Nunes superou a concorrência com a sua
interpretação de "You
Know I'm No Good", de Amy Winehouse, podendo agora concentrar-se na
preparação para uma das duas semifinais.

O outro nome escolhido nessa noite na categoria juvenil foi o de Ariel Weinreich, que interpretou o tema "Treasure" de Bruno Mars.

Muito talento entre os concorrentes adultos

O melhor da noite estava reservado para o final da prova, com os últimos dois concorrentes na categoria de adultos a impressionarem sobremaneira o júri e a plateia com duas interpretações musicais soberbas.

Priscilla Kesse "encarnou" o espírito e a voz de Whitney Houston ao cantar "The Greatest Love of All", interpretação que lhe mereceu, no final, uma ovação de pé do painel dos jurados.

Não menos impressionante foi a actuação em palco do jovem Noah Kosta, a mostrar grande maturidade durante a interpretação da versão musical de Frank Sinatra de "For Once in My Life".

Ambos os concorrentes garantiram um lugar nas
semifinais, mas para os restantes nem tudo está perdido, como relembrou a co-responsável pelo concurso, Lisa Santos, pois aqueles que não foram escolhidos serão
contactados até 18 de Dezembro para serem designados a participar nas terceira, quarta ou quinta rondas de qualificação.

Durante a pausa para a votação foi apresentado um resumo da Grande Final da 15.ª temporada e já durante a contagem final dos votos foram exibidos os vídeo-discos de AJ Manuel ("Like Tomorrow Never Comes") e Cassie Acevedo ("Vroom Vroom") que fizeram parte do conjunto de prémios que ganharam como vencedores da última
temporada, nas respectivas categorias juvenil e adultos.

Depois da exibição do videoclip "Drive", de Joey Corsino, John Santos chamou ao palco a vencedora da final do concurso em 2016 na categoria de adultos, Vanessa Casiero, que depois de uma breve conversa interpretou as canções "Ex's & Oh's" e "It's Your Choice" antes de se proceder ao anúncio dos vencedores.

A terceira ronda de qualificação do concurso está já marcada para dia 15 de Dezembro, novamente na Casa do Alentejo de Toronto, onde estão localizados os estúdios SCJS.


Voltar a Sol Português