1ª PÁGINA


Ontário elimina avisos pelo correio para renovação de cartas de condução, dísticos de matrículas e cartões de saúde

Em breve, as notificações em papel para a renovação das cartas de condução, dísticos de matrículas e cartões de saúde no Ontário vão tornar-se coisas do passado.

O Ministério dos Serviços ao Consumidor confirmou que os residentes com este tipo de documentos que caducam depois do dia 1 de Março de 2022, vão deixar de receber os avisos pelo correio, que serão substituídos por lembretes digitais.

Segundo o governo, a medida vai poupar 29 milhões de dólares ao erário público ao longo dos próximos cinco anos, em custos de correio e de envio, sendo essa verba canalizada para a educação.

Para passarem a ser notificados por e-mail, mensagem de texto, telefone ou uma combinação das três opções quando os documentos estiverem prestes a caducar, será necessário inscreverem-se em ontario.ca/page/get-serviceontario-digital-reminders.

Se preferirem ser notificados através de chamadas automatizadas ou mensagens de texto, poderão também solicitá-lo ligando gratuitamente para o número 1-800-267-8097.

Os lembretes digitais serão enviados a custo zero, 60 dias e 30 dias antes da data de caducidade dos documentos.

Esta iniciativa assenta numa outra anunciada pelo governo a 21 de Julho, quando introduziu a opção de notificações digitais antes da data de renovação de vários documentos.

Desde então, quase um milhão de ontarienses optaram por se inscrever.

Os residentes com cartas de condução, dísticos de matrícula ou cartões de saúde que tenham caducado depois do dia 1 de Março do ano passado e que não os tenham renovado devido às prorrogações temporárias que foram emitidas no auge da pandemia de Covid-19, irão receber uma última carta pelo correio a avisá-los da necessidade de procederem à renovação dos documentos.

Há excepções à nova iniciativa e alguns residentes poderão receber avisos pelo correio mesmo se os seus documentos caducarem depois do dia 1 de Março do próximo ano.


Voltar a Sol Português