1ª PÁGINA


Em Toronto:

Galo gigante realça sede da Associação Migrante de Barcelos

Por Jonathan Costa
Sol Português

A inauguração de um gigantesco Galo de Barcelos em Toronto atraiu no passado domingo (21) cerca de 150 pessoas às instalações da Associação Migrante de Barcelos (AMB), onde decorreu a cerimónia.

A estátua, que simboliza não só a cultura minhota mas também portuguesa, na sua generalidade, está localizada à entrada do clube e promete atrair os visitantes, até pelas suas características que o tornam num cenário propício para uma sessão fotográfica.

"Este galo é o símbolo de Barcelos, de Portugal, e foi oferecido pela Câmara Municipal" barcelense, indicou Victor Santos, presidente do Executivo da AMB ao destacar as característica da estátua que pesa cerca de 200 quilos, tem 2,8 m de altura e 1,3 m de circunferência.

"Não há maneira de passar despercebido a todos os que por aqui passam e acredito fervorosamente que será um dos locais mais fotografados pela nossa comunidade, se não o for em toda a cidade", adiantou o dirigente do clube, que na véspera comemorou duas décadas de actividade.

"Esta casa não é só nossa, ou dos minhotos, é de todos os portugueses", acrescentou, formulando votos de que "este símbolo nos una a todos".

A propósito do aniversário da AMB, Vítor Santos explica que foi "tudo fruto de um grupo de barcelenses que jogavam à bola e tiveram a bonita ideia de criar esta casa", acrescentando que "hoje somos muitos, unidos, somos a filial número um do Gil Vicente Futebol Clube, temos o nosso rancho federado nacionalmente e temos imenso orgulho e esperança de um futuro brilhante".

A cerimónia de inauguração incluiu um almoço convívio, após o que todos se reuniram no andar superior onde Vítor Santos, a vereadora Ana Bailão e o cônsul-geral de Portugal em Toronto, Rui Gomes, partilharam algumas palavras com o público.

"Finalmente conseguimos, temos o nosso galo!", exclamou o presidente da AMB, que indicou ser um projecto que levou alguns anos a concretizar.

"Que o galo seja não só o símbolo da nossa cultura, mas também da nossa perseverança e da união do nosso clube. Espero que todos gostem e se sintam orgulhosos como me sinto hoje", concluiu Victor Santos

Entretanto, o cônsul estabeleceu uma comparação entre o novo galo de Toronto e o `pop galo' de Lisboa, da autoria da artista plástica Joana Vasconcelos.

"O galo de Barcelos simboliza a cultura minhota, mas é também sem dúvida um dos símbolos mais icónicos da nossa cultura portuguesa, como prova a inauguração do famoso ´pop galo', durante a Web Summit de 2016 (...). Acredito que esta estátua em Toronto possa ter o mesmo efeito e que una todos os portugueses não só a este local, mas no orgulho da sua cultura e da sua tradição", afirmou o diplomata.

Por seu turno, Ana Bailão deixou uma mensagem de parabéns pelo novo marco cultural, assim como um apelo ao voto nas eleições municipais que se realizavam no dia seguinte.

"Este galo vai reunir todos os portugueses da nossa cidade, é de facto um símbolo da nossa cultura, da nossa tradição, da união da nossa comunidade. Peço a todos que amanhã se dirijam às urnas, votem e exercitem o vosso direito democrático, seja em mim ou qualquer outro candidato", destacando que "a união apenas nos torna mais fortes".

Após os discursos todos se agasalharam para enfrentar as temperatura frias e dirigiram-se à entrada do clube para a esperada revelação.

Coube ao cônsul a honra de retirar a cobertura, revelando uma lindíssima estátua cheia de cor e esplendor que arrancou fervorosos aplausos do público enquanto gritos de alegria e de "Viva Portugal" se sobrepunham às buzinadelas dos carros que passavam à frente do clube, demonstrando que o novo galo havia conquistado o coração de todos.

Na sua base, uma placa destaca tratar-se de uma oferta da Câmara Municipal de Barcelos, na comemoração do 20.º aniversário da Associação Migrante Barcelos Community Center.

Antes ainda da sessão fotográfica, que se esperava longa, com dezenas e dezenas de pessoas já à espera de poderem registar e partilhar este novo símbolo da comunidade portuguesa, a estátua foi benzida pelo Padre Santos que rezou em prol da união e da necessidade de zelarmos pelo bem uns dos outros.

O mais novo monumento de Toronto está agora acessível à visita e às máquinas fotográficas de todos os portugueses, torontinos e visitantes da cidade.


Voltar a Sol Português