1ª PÁGINA


Filme "Mother Teresa: No Greater Love" em estreia nos cinemas

Por Rómulo Ávila

Sol Português

"Mother Teresa: No Greater Love" ("Madre Teresa: Não há amor maior") é o título de um novo filme que revela um pouco da extraordinária vida da famosa freira e que na última quinta-feira (19) foi exibido em ante-estreia no Scotiabank Theatre, em Toronto.

A apresentação, que foi seguida por um painel de discussão com elementos da comunidade religiosa, precedeu a estreia oficial nos cinemas Cineplex em todo o Canadá no passado fim-de-semana (22 e 23).

Muitos dos que haviam sido convidados para fazer parte deste grupo restrito de convidados para a ante-estreia mostravam-se visivelmente emocionados com as imagens do filme.

Como destacaram os organizadores desta exibição: "em 2022, o Supremo Conselho dos Cavaleiros de Colombo produziu um documentário de longa-metragem" intitulado "Madre Teresa: Não há amor maior", que foi filmado nos cinco continentes e teve acesso inédito aos arquivos institucionais e aos apostolados das Missionárias da Caridade", ordem fundada pela famosa Madre Teresa.

Em todos os minutos do filme é revelado, não apenas quem foi Madre Teresa, mas também a sua visão singular de servir Cristo e ajudar os pobres, tarefa que continua a ser realizada através das Missionárias da Caridade, que promovem o seu legado.

A exibição especial incluiu, no final, um pequeno painel de discussão que contou com a participação do Padre Brian Kolodiejchuk, postulador da causa da santidade de Madre Teresa; da Irmã Mary Bernice, apresentada no filme como seguidora dos passos de Madre Teresa; e do Padre Alan Fogarty, presidente da Salt + Light Catholic Media Foundation.

Numa das intervenções mais aplaudidas da noite, a Irmã Bernice agradeceu a todos pelo empenho que dedicaram ao filme, mas sobretudo "por darem a conhecer um dos braços de Cristo na Terra – a Madre Teresa", referindo que "o amor e a dedicação ao próximo será sempre o motor da sociedade".

A equipa realizadora, constituída por David Naglieri (realizador e autor); Tim Moriarty (produtor); George Hosek CSC (director de fotografia); e Marc Boudignon (editor), dedicou vários meses à realização deste filme, que contém comentários e testemunhos do mundo católico.

Destaque para as participações do bispo Robert Barron; de Donald Haggerty, autor espiritual de vários best-sellers; do padre Brian Kolodiejchuk, que postulou a canonização de Madre Teresa; e do Papa Francisco, actual "imagem de Cristo" vivo para os fiéis.

Madre Teresa de Calcutá (1910-1997) foi uma missionária católica que ficou conhecida pelo seu trabalho de ajuda às populações pobres, principalmente no terceiro mundo.

Cedo descobriu a sua vocação religiosa e aos 18 anos entrou para a Casa Mãe das Irmãs de Nossa Senhora do Loreto, constituindo mais tarde a Congregação das Missionárias da Caridade.

Dedicou toda a sua vida aos pobres. Em 1979 recebeu o Prémio Nobel da Paz, tendo sido beatificada pela igreja Católica em 2003 e canonizada em 2016.

Numa das suas declarações mais notáveis, lembra que "os filhos são como as águias, ensinarás a voar mas não voarão o teu voo. Ensinarás a sonhar, mas não sonharão os teus sonhos. Ensinarás a viver, mas não viverão a tua vida. Mas, em cada voo, em cada sonho e em cada vida permanecerá para sempre a marca dos ensinamentos recebidos".

A ela se atribui igualmente a frase: "as mãos que fazem valem mais do que os lábios que rezam", demonstrando com o seu exemplo de vida que a missão de ajudar os pobres e necessitados não pode, nunca, terminar.

Este filme especial vem alertar para isso.


Voltar a Sol Português