1ª PÁGINA


Concurso de Cantores:

Prova de qualificação apurou mais seis semifinalistas

Por Rómulo Ávila

Sol Português

A mais recente ronda de qualificação do Concurso de Cantores com John Santos (SCJS, na sigla em inglês) teve lugar na passada quarta-feira (18) na sede da Casa do Alentejo de Toronto e desta feita ficou marcada pelo apuramento de seis semifinalistas – três no escalão júnior e outros tantos no de adultos – em vez dos habituais quatro que normalmente são escolhidos nestas provas.

Como habitualmente, o serão abriu com uma breve apresentação e explicação por parte da co-responsável da competição, Lisa Santos, que destacou a longa lista de colaboradores e patrocinadores do SCJS e procedeu à apresentação do júri que nessa noite estaria a avaliar os concorrentes.

Patrick Albernaz, Marisa Oliveira, James Nickle, Alex Andronache, Anthony Wright e Parm Sarai foram os juízes que, a par da votação do público, viriam a determinar quais dos concorrentes ganhariam um dos lugares nas semifinais.

Posto isto, foi chamado ao palco o mentor do concurso, John Santos, para que desse início às apresentações musicais.

Desta feita e na categoria juvenil estiveram em palco apenas três concorrentes, sendo que o seu elevado nível de qualidade viria a levar cada uma delas às semifinais uma vez concluída a contabilização dos votos.

Catherine Tiongson, com a sua interpretação de "Speechless", Poshika Jayaram, que cantou "Set Fire to the Rain", e Rachel Lamsee, com "Tennessee Whiskey", garantiram, desde logo, o "passe" para as semifinais.

Entretanto a disputa no escalão de adultos, da qual sairiam igualmente três semifinalistas, viria a revelar-se mais renhida dada a presença de 11 pretendentes.

A abrir, Nicky Lewis cantou "Listen to Your Heart"; seguindo-se Muskaan Arora com "Kamli"; Christine David na interpretação de "Make You Feel My Love"; Chatelaine Leandre com "Cold, Cold Heart"; e Kirti Chugh no tema "Reckless".

Numa noite em que apenas se ouviram vozes femininas, as actuações prosseguiram com John Santos a chamar, uma a uma, as intérpretes ao centro das atenções, incluindo Shek Khindo, que interpretou o tema "Proud Mary"; seguida de Namrita Selvaraj que cantou "Here"; e de Alicia Hamerton com "Never Enough".

Antes de se escutarem as últimas concorrentes, Isabella Milano com "Broken Vow" e Kylie Winnicki com "Feeling Good", subiu ao palco a única luso-canadiana em prova nessa noite, Natasha Costa, uma jovem com raízes açorianas que interpretou o tema "Consider Me Gone".

Terminadas as provas, a habitual recolha dos papéis de votação previamente distribuídos pelas mesas e a abertura da votação online deram o pontapé de saída para o anúncio final, depois de contabilizados os votos.

Após um interregno durante o qual o público pôde assistir à passagem de imagens de edições anteriores do concurso e das interpretações de alguns vencedores desta prova que há 17 anos nasceu no seio da comunidade portuguesa, o casal Lisa e John Santos voltou ao palco para anunciar os vencedores.

Assim, e para além dos três semifinalistas juvenis já referidos, foi revelado que seguem também para as semifinais as concorrentes Isabella Milano, Muskaan Arora e Christine David, no escalão de adultos.

Lisa Santos não se despediria, porém, sem antes dar um alento especial aos que não conseguiram o apuramento nessa noite, exortando-os a não desistirem dos seus sonhos e lembrando-os de que "o concurso não vai terminar" e que podem continuar a participar, tendo para isso mais uma ronda na edição deste ano.

Assim, a quinta e última etapa de qualificação da 17.ª edição do concurso está marcada para o dia 8 de Fevereiro, precedendo as duas semifinais já agendadas e que se irão disputar a 11 de Fevereiro e 4 de Março.

A grande final está
marcada para 29 de Abril e terá orquestra ao vivo,
altura em que de um total de 10 finalistas serão escolhidos os vencedores, um em cada uma das categorias da prova.

Com as fotografias dos seis vencedores dessa noite, John e Lisa Santos despediram-se do público renovando os agradecimentos antes de darem a noite por encerrada.


Voltar a Sol Português