1ª PÁGINA


Eleições provinciais:

Liberal Jerry Levitan confiante que pode vencer em Davenport

Distrito torontino tem assistido nos últimos anos a uma constante alternância política entre Liberais e Neo-democratas

Por Luís Aparício

Sol Português

Depois do colapso do partido Liberal nas legislativas provinciais de 2018, os seus representantes têm vindo a tentar convencer o eleitorado de que são um adversário viável, capaz de ganhar as eleições volvidos quatro anos.

Na altura, Marit Stiles conquistou o importante círculo eleitoral de Davenport – onde reside o maior núcleo de portugueses e luso-canadianos do país – para o partido Neo-democrata (NDP) ao derrotar a incumbente Liberal, Cristina Martins.

Agora um novo candidato, Jerry Levitan, apresenta-se confiante de que é possível reconquistar este estratégico baluarte para o partido Liberal e prepara-se para defrontar Marit Stiles nas eleições de 2 de Junho, num distrito que tradicionalmente têm alternado entre os dois partidos políticos mas onde concorrem também representantes de vários outros – incluindo dos Conservadores (Paul Spence), Verdes (Karen Stephenson), Libertários (Nunzio Venuto), Partido do Ontário (Diti Coutinho), Partido Comunista (Jack Copple) e Partido Novo Azul (Mario Bilusic), além de dois candidatos independentes (Simon Fogel e Nicholas Alexander).

"O apoio tem vindo a crescer e as pessoas em Davenport estão contentes por verem que os Liberais estão de volta", afirmou Jerry Levitan em declarações ao jornal Sol Português, numa altura em que a campanha está em plena marcha.

Segundo ele, a mensagem predominante que tem ouvido dos residentes, enquanto faz campanha de porta em porta, é de que não gostam do rumo que a província está a seguir e é preciso afastar o primeiro-ministro Doug Ford e os Conservadores do poder.

"E para isso" – sublinhou o candidato – "é nos Liberais que têm de votar".

Filho de pais imigrantes e Liberal assumido desde a adolescência, quando o então Primeiro-ministro Pierre Trudeau entrou na cena política a nível federal, Jerry Levitan é desde Maio de 2021 o candidato do Partido Liberal do Ontário em Davenport, tendo agora a oportunidade de "fazer a diferença" neste distrito e ajudar o dirigente do partido, Steven Del Duca, a vencer as eleições e formar governo.

Davenport, na realidade, assume-se como um círculo fundamental para os Liberais e para o NDP, dado ser um dos poucos distritos eleitorais na Área da Grande Toronto (AGT) com um histórico recente de alternância política, podendo por isso ter um papel importante no número de assentos parlamentares que ambos os partidos podem vir a conquistar nesta eleição.

Embora haja 10 candidatos a concorrer em Davenport, perspectiva-se que esta seja novamente uma corrida a dois, com Jerry Levitan a deparar-se com a difícil missão de derrotar Marit Stiles, que muitos colocam na lista de possíveis sucessoras de Andrea Horwath, caso a actual dirigente Neo-democrata venha a deixar a liderança do partido.

Atento às sondagens e à forma como estas têm evoluído nas últimas duas semanas, Jerry Levitan vê uma tendência clara: "Os Conservadores estão a descer [nas sondagens] na AGT, os Liberais estão no topo e o NDP está a cair a pique" e isso, defende o candidato, é sinal de que as pessoas estão atentas ao programa eleitoral dos Liberais, sob a liderança de Steven Del Duca.

Trata-se, segundo descreve, de um plano onde o dirigente do partido mostra que o Ontário pode ser uma província que continua a crescer, "mas só se fizermos as escolhas certas".

Para tal, a proposta do partido assenta na prestação de apoio a sectores chave, por forma a ajudar as famílias e as pequenas e médias empresas a progredirem, e colocar o Ontário numa trajectória de crescimento.

Na sua totalidade, o plano apresentado pelos Liberais contempla a adopção de medidas para dar resposta ao aumento do custo de vida, reforçar os serviços de saúde para os idosos e para a população em geral, sem esquecer a importância de apoiar a criação de empregos e estimular o crescimento económico, a par doutras iniciativas para a educação e formação profissional, o meio-ambiente e o fortalecimento das comunidades.

Jerry Levitan salienta que já convive "com a equipa Liberal há mais de um ano" e considera Steven Del Duca "um homem dedicado e inteligente, que quer tomar as decisões certas e boas para o povo do Ontário".

Concentrado na vitória e em vir a representar e "dar voz" a todos os residentes de Davenport na Assembleia provincial, o candidato Liberal mostra-se consciente de que precisa "estar em sintonia com a comunidade portuguesa", que tem uma forte presença nesta zona da cidade e com a qual diz identificar-se, e encontrar resposta para as suas principais preocupações.

"Quero ajudar a comunidade, quero ser seu amigo e seu deputado provincial a tempo inteiro", algo que é "importante para mim", frisou.

A título profissional, Jerry Levitan é o produtor do filme "I Met The Walrus", que em 2008 foi nomeado para o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e foi vencedor de um Emmy.

O filme destaca o dia que passou, em 1969 – então com 14 anos – com John Lennon e Yoko Ono, no quarto deles no Hotel Rei Eduardo, em Toronto, onde conseguiu uma entrevista exclusiva.

Aclamado pela crítica pela sua combinação de ilustrações feitas à mão e por computador, a história de "I Met The Walrus" foi mais tarde transformada num livro da sua autoria e publicado pela editora Harper Collins.

Mais recentemente, o nome de Jerry Levitan ficou associado a uma homenagem ao lendário Galo de Barcelos depois do advogado, escritor, actor, cineasta e músico ter escrito uma música – intitulada "A Lenda do Galo de Barcelos" – que foi adoptada como hino da Associação Migrantes de Barcelos de Toronto e apresentada durante a primeira bênção dos capacetes dos Moto Galos – A.M.Barcelos-Toronto, que se realizou no passado dia 15 de Maio, em Bradford.

Apesar de ser ainda novato em matéria de eleições, Jerry Levitan reuniu à sua volta uma equipa sólida tendo por director de campanha Tom Allison, veterano que em 2013 dirigiu a candidatura bem-sucedida de Kathleen Wynne para o cargo de primeira-ministra do Ontário.

"Eles acreditam em mim e acreditam que podemos vencer em Davenport", afirma o candidato, orgulhoso da sua equipa e do trabalho que juntos têm vindo a desenvolver.

As eleições provinciais estão marcadas para o próximo dia 2 de Junho, havendo ainda a possibilidade dos eleitores votarem antecipadamente até às 20h00 de hoje, sexta-feira (28), nos locais designados, ou até às 18h00 do dia 1 de Junho no Davenport Returning Office, sito ao 1305 St. Clair Avenue West.


Voltar a Sol Português