1ª PÁGINA


Environment Canada confirma tornado de categoria F2 em tempestade mortal no Ontário

A Environment Canada confirmou que foi um tornado de categoria F2 na escala de Fujita que abalou Uxbridge no passado sábado (21), quando um forte sistema frontal atingiu o sul do Ontário, destruindo casas e provocando cortes de energia que afectaram milhares de pessoas.

O Projecto Tornados do Norte, da Universidade Western, disse num tweet que o tornado foi o primeiro evento de categoria 2 registado este ano no país que provocou danos.

Numa actualização publicada na noite de terça-feira (24), a Environment Canada refere que os dados do grupo confirmaram oficialmente que um tornado de categoria F2 surgiu incorporado à margem de um derecho, que é uma tempestade de vento generalizada e de longa duração associada a uma linha de tempestades.

Segundo a Environment Canada, o derecho desenvolveu-se perto de Sarnia no final da manhã de sábado e seguiu sobre a zona sul do Ontário para nordeste, atravessando Otava nessa tarde.

O tornado ocorreu por volta das 13h15, com o registo de uma rajada de vento máxima de 195 quilómetros por hora.

O violento fenómeno meteorológico provocou a morte de 10 pessoas, causou grandes danos a árvores e edifícios, e originou cortes de energia eléctrica que afectaram mais de um milhão de clientes da rede hidroeléctrica na província.

Em comunicado à imprensa na terça-feira, a Câmara Municipal de Toronto indicou estarem ainda em curso os esforços de limpeza e remoção de detritos provocados pela tempestade, podendo levar ainda várias semanas a completar nas situações não emergenciais.

Entretanto, vários municípios declararam o estado de emergência, incluindo Whitby, Ajax, Pickering e Uxbridge.

Em declarações à CP24, o meteorologista responsável pela emissão de avisos da Environment Canada, Gerald Cheng, observou que os alertas de tempestades fortes só foram integrados no sistema provincial "Alert Ready" em Junho e lembrou que, embora sejam úteis, as pessoas precisam de estar atentas a eventuais alterações nas condições meteorológicas ao seu redor.


Voltar a Sol Português