1ª PÁGINA


O que precisa saber para votar nas eleições federais do Canadá

Por Idalina da Silva
Sol Português

Exercer o poder de voto é um dever cívico. Se nunca votou no Canadá a nível federal, aqui encontra a informação sobre o que precisa e deve fazer para ter o direito de voto. Com a eleição federal já no dia 21 de Outubro, eis o que precisa de saber antes de ir votar.

Cada eleitor recebe uma assembleia de voto específica. Pode encontrar o seu, no seu cartão de informações de eleitor. As eleições no Canadá também terão uma lista disponível quando todos os locais das assembleias de voto forem confirmados.

Na última eleição havia 72.857 mesas de voto. Algumas são pesquisas avançadas antes das eleições, nas quais você poderá votar com antecedência. Também poderá votar no escritório local do Eleições Canadá quase e a qualquer momento durante a campanha. Uma lista de escritórios será disponibilizada quando todos os locais dos escritórios forem confirmados. Eu sou elegível? Existem apenas alguns requisitos para votar.

Tem que:

- Ser um cidadão canadiano;

- Ter 18 anos ou mais no dia da eleição;

- Estar registado para votar.

Se não estiver registado agora, sempre poderá fazê-lo quando for votar. Apenas tem que se certificar que leva os documentos adequados. Vai precisar de algo que comprove a sua identidade e a sua morada actual.

O ID mais fácil de trazer é a carta de condução, mas qualquer ID que tenha a sua foto, nome e morada e tenha sido emitido pelo governo federal, pela província ou pelo município dá. Se não tiver um ID poderá contratar alguém para atestar por você. Mas quem o fizer têm que ser capazes de provar a sua própria identidade e a morada.

Existem 338 zonas, cada uma representada por um membro do Parlamento, que ajudará a escolher com o seu voto. As reservas estão distribuídas entre províncias e territórios - você poderá encontrar a sua na página Elections Canada, Voters Information Sheet.

O lugar onde vai votar em Outubro para as eleições federais não é necessariamente o mesmo onde votou durante as eleições provinciais ou territoriais (com excepção de certas partes do Ontário), portanto, verifique novamente se está inscrito/a correctamente. Se estiver desalojado terá que mostrar um ID com seu nome e fornecer um endereço onde murou por algum tempo.

Como posso votar se moro numa comunidade remota?

Durante as eleições dizem que já estão preparadas mesas de voto para muitos locais remotos. Mas para os lugares mais remotos, como faróis e comunidades de passagem, depende de agentes de serviço. Esses agentes viajam para esses locais com as cédulas antes do dia das eleições e geralmente esperam até que os moradores terminem de votar para garantir que as cédulas voltem em segurança.

O que acontece se eu não conseguir votar no dia da eleição?

Há quatro dias de pesquisas antecipadas, nos dias 11, 12, 13 e 14 de Outubro. Você também pode votar no escritório local do Elections Canada durante a maior parte do período eleitoral. Se você se inscrever com antecedência agora, poderá votar por correio.

Sou estudante como posso votar? Depende da zona que escolher para votar. Se considera a sua acomodação estudantil (incluindo edifícios residenciais) sua casa e possui uma identificação válida confirmando o endereço, pode votar nessa zona numa estação de voto local - pode até haver uma no campus! Se não possui um ID com este endereço e deseja votar na direcção anterior, pode fazê-lo por e-mail . Ou pode ir ao escritório local do Eleições Canadá, perto da sua casa de estudantes, e votar lá.

Como posso votar se estou a trabalhar longe de casa, mas no Canadá?

É semelhante à forma como os alunos podem votar; você tem que decidir o que você considera ser a sua casa. Se você tiver uma identificação que comprove a sua morada enquanto estiver fora do trabalho, poderá votar lá localmente. Se preferir votar no seu endereço "residencial", faça isso por e-mail.

Agora que a eleição foi convocada, pode inscrever-se para receber um kit. Assim como também pode ir a qualquer escritório do Elections Canada para votar na sua casa.

Sou um cidadão canadiano que mora fora do Canada e não tive autorização para votar nas eleições passadas. Posso votar desta vez? Sim. As mudanças na legislação - e uma votação na Suprema Corte - reduziram as restrições aos expatriados. Anteriormente, se você morava fora do país por mais de cinco anos, não podia votar. Agora, todos os canadianos que moram no estrangeiro podem votar, desde que se verifique a sua identidade e o endereço anterior onde vivia no Canadá. É nessa zona que você deve votar. Agora pode inscrever-se para obter o registo de eleitores internacionais e um kit de votação será enviado para si. Quando vou conhecer os candidatos na minha zona?

Muitos candidatos já foram anunciados, mas os possíveis candidatos têm até segunda-feira, 30 de Setembro, às 14h. hora local para arquivar os formulários de indicação. Se está interessado poderá encontrar uma lista de todos os seus candidatos locais na Net.

Posso tirar uma folga do trabalho para votar? Sim, por lei, todos os patrões devem dar aos funcionários três horas consecutivas enquanto as urnas estão abertas para votação no dia da eleição (com excepções para o sector de transporte). Só que o patrão decidirá exactamente quando serão essas três horas. Eles tem que lhe pagar essas 3 horas. Se não o fizerem, podem ser multados ou presos.

Posso entrar e não votar em ninguém? Sim, mas será contado como uma "votação rejeitada". Em algumas províncias, as cédulas não marcadas são computadas. As cédulas rejeitadas incluem as não marcadas, aquelas que foram desfiguradas ou com vários votos nelas. Houve 120.515 votos rejeitados nas eleições de 2015 ou 0,7% de todos os votos.

Se você recebe uma cédula e a devolve sem marcar imediatamente (sem sequer entrar numa assembleia de voto), isso também se torna uma "cédula rejeitada". Posso tirar uma selfie com minha cédula?

Depois de entrar numa assembleia de voto, não pode tirar fotos - o que significa que não há selfies da sua cédula. É uma violação da Lei Eleitoral, o que pode significar uma multa ou até prisão. A publicação de uma foto de uma votação concluída é uma violação da Secção 164 2b da Lei Eleitoral. Se uma pessoa for considerada culpada de colocar uma votação completa, seria uma condenação sumária que pode levar a seis meses de prisão ou uma multa de $ 5.000, ou ambos.

Quais são algumas outras regras das assembleias de voto? Se você não estiver registado, poderá fazê-lo quando chegar à sua mesa de voto. As cédulas são consideradas secretas; portanto, ninguém deve olhar ou saber como e onde votou, excepto você. Enquanto estiver alinhado com o horário de encerramento da votação, poderá votar. Cada candidato poderá ter um representante nos locais de votação. Eles podem monitorizar o andamento da votação, mas não podem interferir no processo de votação, distribuir literatura ou fazer campanha para o candidato e nem podem usar as mesmas cores do seu partido, assim como a equipa de votação.

Na maioria dos casos, as campanhas partidárias, incluindo cartazes e panfletos, são proibidas em toda a propriedade onde a votação está a ocorrer, incluindo o estacionamento. Há excepções se a votação estiver num prédio grande, como um condomínio ou uma universidade.

Fonte: Elections Canada

Foto: Google


Voltar a Sol Português