CANADÁ EM FOCO


Maior pato de borracha do mundo volta a Toronto no final do Verão

O maior pato de borracha do mundo vai estar de volta a Toronto este Verão, uma das principais atracções do festival Toronto Waterfront – anteriormente conhecido por Redpath Waterfront – que anualmente atrai milhares de visitantes à zona ribeirinha da cidade.

Segundo a organização responsável, o gigantesco insuflável, carinhosamente conhecido por Mama Duck (Mamã Pata), tem mais de 18 metros de altura, 24 m de largura, 27 m de comprimento e pesa cerca de 13.600 quilos.

A primeira visita da Mamã Pata a Toronto foi em 2017, por ocasião do sesquicentenário do Canadá, quando integrou o Ontario 150 Tour nas comemoração dos 150 anos do país como nação independente.

Em 2020 a organização responsável por este festival à beira-lago pretendia trazê-lo de volta à cidade, mas a covid-19 e as restrições então impostas à realização de eventos tornou impossível o seu regresso.

Agora, pós-pandemia e numa parceria com a Associação de Comerciantes Waterfront BIA, a organização indicou que o enorme insuflável regressa seis anos depois da sua estreia em Toronto, para animar o festival deste ano, que decorre de 16 a 17 de Setembro.

Segundo a presidente do festival Toronto Waterfront, Nancy Gavin, a principal atracção que lhes é continuamente pedida para voltarem a apresentar é o maior pato de borracha do mundo.

Durante a primeira visita, em 2017, cerca de 75 por cento dos visitantes indicaram que a Mamã Pata foi a principal razão que os trouxe a este que é habitualmente o último festival de Verão em Toronto.

Num comunicado de imprensa, a organização indica que o impacto económico do festival em 2017 é estimado em 7,6 milhões de dólares e que cerca de 31 por cento dos visitantes deslocaram-se mais de 40 quilómetros, tendo sido esse também o ano que registou o maior número de visitantes dos Estados Unidos desde que se começou a realizar, em 2010.

Além do pato gigante, que tem a altura de um prédio de seis andares e estará a flutuar no lago Ontário, junto à costa e à marina situada na zona ribeirinha, haverá muita animação, espectáculos ao vivo, actividades para as crianças, brindes, comes-e-bebes e outras atracções durante o festival, que tem entrada gratuita.

O pato, que desde 2007 "nada" em diversos portos do mundo, é uma criação do artista holandês Florentijn Hofman, que o ofereceu para uma instalação artística sem fins lucrativos com a intenção de atrair o público e lembrar que os mares do planeta são "a nossa banheira", como referiu na altura.

Trazer o pato a Toronto custou 200.000 dólares em 2017, tendo na altura atraído mais de 750.000 pessoas durante os três dias de celebrações.

– RA//VE


Voltar a Canadá em Foco


Voltar a Sol Português