CANADÁ EM FOCO


20 milhões de dólares em ouro e bens de alto valor roubados no Aeroporto Pearson em Toronto

Ao todo foram cerca de 20 milhões de dólares em ouro e outros bens de alto valor que foram roubados no passado dia 17 de Abril no Aeroporto Internacional de Pearson, pouco após terem sido descarregados de um avião.

De acordo com a Polícia Regional de Peel, que está a investigar o caso, a valiosa carga foi roubada de um armazém do aeroporto, onde tinha sido guardada após o descarregamento de um avião que tinha aterrado pouco tempo antes.

Numa conferência de imprensa no final da última semana para tornar público o furto e os contornos em que este ocorreu, um porta-voz da Polícia revelou que o avião "chegou ao aeroporto no início da noite de segunda-feira" (17), e que, seguindo "o procedimento normal, a aeronave foi descarregada e a carga transportada para a zona de armazenamento".

Segundo as autoridades, que não revelaram qual a companhia aérea responsável pelo transporte da carga ou a proveniência do voo, o crime "foi relatado à Polícia muito pouco tempo depois" de ter ocorrido.

"É um caso muito raro", afirmou um representante da Polícia, que admitiu terem muito pouca informação sobre o incidente mas considerou ser ainda "muito cedo para saber se o roubo foi realizado por profissionais".

"Para já, não sabemos onde está o ouro e outros bens de valor, nem sabemos se ainda estão no país", esclareceu.

De acordo com uma fonte ligada às empresas responsáveis pelas operações de carga e descarga no aeroporto, sabe-se que estas estavam a decorrer quando o carregamento de ouro e outros bens valiosos desapareceu.

Até ao momento ninguém foi detido e a Polícia não revelou quaisquer informações sobre eventuais suspeitos, mas adiantou querer "resolver este caso, pois o público está preocupado em voar e os assaltos não devem ser uma preocupação".

Considerando-a "uma questão de segurança pública", o porta-voz da Polícia afirmou que "os investigadores estão de olhos abertos para todas as pistas".

A autoridade responsável pelo Aeroporto, por seu turno, salienta a existência duma investigação policial em curso, não podendo por isso fazer comentários sobre o assunto.

Esta não é, porém, a primeira vez que grandes quantidades de ouro foram roubadas num aeroporto canadiano, sendo um dos casos de maior destaque o que ocorreu em 1974, quando um carregamento de barras de ouro, avaliado então em 700.000 dólares, foi roubado do Aeroporto de Otava.

– RA//VE


Voltar a Canadá em Foco


Voltar a Sol Português