CANADÁ EM FOCO


Maioria dos canadianos não quer novo rei como chefe de estado

De acordo com uma sondagem realizada pelo Instituto Angus Reid, a maioria dos canadianos mostram clara oposição a terem de prestar juramento ao rei Carlos III e cantar o hino "God Save the King" nas cerimónias oficiais, mostrando também descontentamento no que toca à cunhagem de moedas canadianas com o rosto do novo monarca.

O instituto responsável pela pesquisa entrevistou 2.103 canadianos a respeito de vários aspectos relacionados à monarquia e ao relacionamento do país com a família real inglesa.

A maioria dos inquiridos (63%) indicou que, embora no passado vissem a rainha Isabel II de forma positiva e com carinho, não partilham agora do mesmo sentimento em relação ao novo rei.

Segundo os dados da Angus Reid, apenas 28% afirmaram apreciar a forma de ser e de estar do novo monarca, enquanto que um em quatro – cerca de 25% dos inquiridos – indicaram não ter ainda uma opinião formada.

O estudo mostra ainda que 60% dos inquiridos são contra o facto de Carlos III vir a ser o chefe de estado oficial do Canadá e 64% não estão satisfeitos por terem de lhe prestar juramento.

De igual modo, cerca de 65% indicaram ser contra cantar o hino "God Save the King" nas cerimónias oficiais e 62% dizem não querer o rosto de Carlos III estampado nas moedas canadianas.

De referir ainda que mais de metade dos inquiridos (52%) consideram que o desempenho do novo rei será pior do que o que teve a sua mãe, a rainha Isabel II, e apenas 3% prevêem que seja melhor.

O rei Charles III será coroado no dia 6 de Maio na Abadia de Westminster, a par da esposa, Camila, comunicou o Palácio de Buckingham.

O local é palco das corações da família real desde o tempo de Guilherme, o Conquistador, em 1066, e o casal receberá as suas honras durante uma cerimónia conduzida pelo arcebispo de Canberra, chefe-espiritual da Comunhão Anglicana.

A cerimónia solene e religiosa que confirma Carlos III como chefe de estado do Reino Unido e de 14 outras nações, incluindo o Canadá, a Austrália e a Nova Zelândia, será transmitida pelas principais redes de televisão de todo o mundo.

– RA//VE


Voltar a Canadá em Foco


Voltar a Sol Português