1ª PÁGINA


Cultura e tradições da Madeira celebradas em Toronto

Já a decorrer, edição deste ano da Semana Cultural Madeirense termina amanhã com comemoração oficial do aniversário da CMT

Por Rómulo Ávila

Sol Português

A edição de 2023 da Semana Cultural Madeirense, uma iniciativa da Casa da Madeira de Toronto (CMT), está a decorrer desde a passada sexta-feira (21) com um programa diversificado de actividades destinadas a recriar as tradições e a cultura da região.

Ao longo da semana a sede da colectividade madeirense tem sido palco de exposições várias, com artefactos típicos da ilha, bordados regionais, peças artesanais em vime e explicações sobre a gastronomia madeirense, história e tradições, não esquecendo um espaço dedicado ao internacional futebolista natural do arquipélago: Cristiano Ronaldo.

Na sexta-feira (21), dia da abertura desta montra cultural madeirense, realizou-se um Madeira de Honra altura em que frente à sede foram hasteadas as bandeiras do Canadá, de Portugal e da Região, e entoados os respectivos hinos.

Já no interior do salão, e a par do brinde com vinho Madeira, foi servido um beberete a todos quantos ali se deslocaram e dado o arranque oficial à Semana Cultural com a abertura das exposições que pretendem evocar a história do arquipélago e contribuir para a união dos madeirenses que residem neste país.

Em declarações ao jornal Sol Português, o presidente do Executivo, Luís Bettencourt, enfatizou ser uma Semana Cultural que surge após um difícil e conturbado período marcado pela pandemia de covid-19, pelo que foi necessário vencer muitos obstáculos.

"Vamos fazer o possível, pois não nos podemos esquecer que estivemos quatro anos impedidos de o fazer", salientou, afirmando que esta Semana Cultural é "uma boa oportunidade" para quem não conhece o arquipélago "ficar a conhecer aquilo que é típico e que distingue a Madeira em relação, não só aos Açores, mas também em relação ao continente português", frisou.

A actual direcção da CMT está a chegar ao fim do seu mandato, mas Luís Bettencourt mostrou-se convicto da continuidade do clube e prometeu continuar a apoiar as suas iniciativas.

"Desejo que no futuro, esta Casa continue a ser o que tem sido, uma associação que recebe não só os madeirenses mas todos os que se quiserem juntar a nós", declarou, afirmando: "eu não vou virar as costas à Casa da Madeira e, dentro das minhas possibilidades, vou ajudar sempre".

No primeiro dia do certame, destaque também para a actuação do jovem artista Miguelito da concertina, que divertiu o público com o seu repertório de animadas músicas portuguesas.

A Semana Cultural prosseguiu no sábado (22) com um encontro convívio que contou com a actuação do grupo "Os Pestinhas" e do conhecido cantor luso-canadiano Décio Gonçalves.

Nesta que foi a segunda noite de festa madeirense englobada no programa da Semana Cultural registou-se também a animada participação musical do Bailinho de Rabo de Peixe de 2023.

Ontem, quinta-feira (27), foi celebrada uma Noite Regional Madeirense, altura em que foi servido um prato típico do arquipélago: espetada de carne com milho frito.

José Quintino, artista que se deslocou a Toronto propositadamente para actuar neste certame, deu um colorido especial durante o espectáculo dessa noite, um serão em que estiveram em destaque também a musicalidade e as modas regionais, interpretadas pelo Rancho Folclórico da CMT.

O fado não ficou esquecido e no programa de hoje, sexta-feira (28), a noite é-lhe dedicada, com a realização de um espectáculo com os fadistas Tony Gouveia e Jennifer Bettencourt, acompanhados por Hernâni Raposo na guitarra portuguesa, Valdemar Mejdoubi na viola de fado e Sérgio Santos no contrabaixo.

A par do excelente naipe de artistas e músicos, o jantar fará honra ao cardápio tipico duma noite dedicada à canção nacional, com caldo verde e bacalhau.

A edição 2023 da Semana Cultural Madeirense termina oficialmente amanhã, sábado (29), com a celebração do aniversário da CMT, convívio em que a música e a gastronomia regional terão um lugar central e para o qual são artistas convidados os cantores Décio Gonçalves e João Quintino.


Voltar a Sol Português