PORTUGAL EM FOCO


Desfile das Marchas Populares da Covilhã marcado para
14 e 24 de Junho

As Marchas Populares da Covilhã desfilam no centro da cidade em 17 de Junho e dia 24 no Complexo Desportivo, informou o vereador José Miguel Oliveira, que destacou ser uma edição com um número recorde de participantes.

"Este ano vamos ter um número recorde de associações a participarem nas marchas: dez", destacou o vereador com o pelouro do Associativismo.

Segundo o autarca, cada grupo recebe um apoio de quatro mil euros, num total de 40 mil euros.

O Moto Clube da Covilhã Os Lobos da Neve e a União de Freguesias do Teixoso e Sarzedo estreiam-se no evento, num ano que marca o regresso do Grupo Instrução e Recreio (GIR) do Rodrigo e do Grupo Educação e Recreio (GER) Campos Melo.

O Académico dos Penedos Altos, o Oriental de São Martinho, o Águias do Canhoso, o Grupo Desportivo da Mata, o Vitória de Santo António e a Junta de Freguesia do Tortosendo completam o lote de participantes.

O vereador destacou a importância da iniciativa no dinamismo, na forma "como mexe" com as colectividades durante os meses que antecedem as duas apresentações e acentuou ser um evento que deixa "o bichinho do associativismo" e de onde emergem "muitos dirigentes".

"É um dos eventos mais característicos e populares do nosso concelho, que junta mais de dez mil pessoas a assistir aos desfiles", realçou José Miguel Oliveira.

As marchas são "uma aposta ganha", disse o autarca, que anunciou a presença, este ano, de grupos convidados, a anunciar.

No dia 17, devido às obras na Avenida Frei Heitor Pinto, o habitual percurso entre o Campo das Festas e o Pelourinho, no centro da cidade, vai ser alvo de alterações.

As Marchas Populares da Covilhã foram interrompidas durante dez anos e retomadas em 2016.

Devido à pandemia provocada pela covid-19, foram novamente suspensas, em 2020 e 2021, e regressaram no ano passado, com seis marchas.

AYR // SSS | Lusa


Voltar a Portugal em Foco


Voltar a Sol Português