PORTUGAL EM FOCO


Azeite português reconhecido a nível internacional

Medalha de ouro para marca Saloio no concurso New York International Olive Oil Competition

A marca de Azeite Saloio conquistou a medalha de ouro na edição deste ano do New York International Olive Oil Competition, o maior concurso de azeites do mundo.

A produção do concurso está a cargo da Olive Oil Times, portal de notícias do sector a nível mundial, que revelou o nome dos vencedores desta competição de dimensão internacional.

De acordo com a nota de imprensa a que o jornal Sol Português teve acesso, o "New York International Olive Oil Competition premiou, com grande distinção, o Azeite Saloio Selectum, produzido e comercializado pelo grupo SICA -Sociedade Industrial e Comercial de Azeites / Est. Manuel da Silva Torrado, SA.".

Considerado por muitos peritos como um autêntico néctar das azeitonas, o produto foi premiado com medalha de ouro, o nível máximo de pontuação, distinção alcançada na categoria de "frutado médio, através de um azeite virgem extra de variedade Picual", que segundo a empresa é produzido num dos seus lagares em Serpa, no Alentejo.

"Este azeite provém de azeitonas de um olival próprio, de compasso intensivo e cuidadosamente laboradas numa fase precoce da campanha passada, em Outubro de 2022", lê-se no documento, que avança também que nas notas de prova do concurso destacou-se neste azeite "uma sensação aromática e gustativa a amêndoa verde, banana, erva fresca, pimenta e folha de tomate".

Sendo este dos mais prestigiados concursos de azeites de qualidade, a competição contou este ano com cerca de 1200 participantes provenientes de 28 países.

Sobre o azeite premiado, e segundo a mesma fonte, "é a segunda vez que o Azeite Saloio é distinguido nesta competição, depois de ter alcançado a medalha de prata em 2020".

"A marca Saloio é uma marca centenária, comercializada desde 1878 e com alta notoriedade um pouco por todo o mundo", refere ainda o comunicado, que destaca especialmente os mercados onde as comunidades portuguesas se implantaram, incluindo " EUA, Canadá, Austrália, Brasil, etc.",

"O nosso azeite é produzido exclusivamente no Alentejo, nos lagares da empresa", conclui o documento.

– NI // VE


Voltar a Portugal em Foco


Voltar a Sol Português