1ª PÁGINA


Empregos para jovens:

Deputada Julie Dzerowicz celebra com estudantes que participaram do programa de trabalhos de Verão do governo federal

Por João Vicente
Sol Português

O programa governamental Canada Summer Jobs subsidia pequenas empresas, organizações sem fins lucrativos e organismos de estado por forma a estimular a criação de empregos para os jovens no período das férias de Verão.

Na pretérita quarta-feira (19), a deputada federal pelo distrito de Davenport, Julie Dzerowicz, convidou as entidades patronais locais e os estudantes que este ano participaram neste programa para um churrasco e convívio no seu escritório com o objectivo de promover e estimular o intercâmbio entre jovens e empregadores.

Uma das organizações que participou deste encontro foi o Centro Abrigo, que se fez representar por Cidália Pereira, acompanhada da estudante Vilmara Lucas.

Segundo Cidália Pereira, ao comparecerem a este encontro o objectivo foi apresentar a jovem que contrataram à deputada, além de lhe dar a oportunidade de estabelecer contactos com outros estudantes e organizações ali presentes.

Ao mesmo tempo, aproveitaram também para se inteirarem do que está a ser feito por outras organizações, "quais são os serviços que oferecem, para podermos com esse conhecimento estabelecer parcerias ou articular com eles, ao mesmo tempo que podem usar-nos como referência e, em conjunto, determinarmos as necessidades e lacunas" da comunidade, como nos explicou.

Para Vilmara Lucas, que já fez o seu estágio no Abrigo quando estudava no instituto politécnico Seneca, agora que está a continuar os estudos na universidade esta é a terceira vez que participa no programa Canada Summer Jobs com esta instituição porque, como nos diz, vê as necessidades da comunidade de língua portuguesa.

"Até pelas minhas relações fora do meio profissional, eu vejo que o Abrigo tem grande impacto na vida das pessoas e eu queria fazer parte dessa história", afirmou a estudante da área de assistência social de raízes brasileiras.

Também o Roseneath Theatre agradeceu à deputada pela iniciativa, através das suas representantes – a directora de educação e marketing, Gretel Odell, a directora administrativa Annemieke Wade e a estudante que beneficiou do subsídio concedido pelo governo, Nicollette Kabitsis – e declarou que o apoio prestado pela deputada tem ajudado a organização a atingir os seus objectivos, incluindo a colocação desta estudante que foi considerada "essencial" à realização dos projectos que tinham para este Verão.

"Vivo nesta área por isso fico bastante contente em ver a minha deputada ter um papel activo no apoio ao trabalho criativo e artístico assim como na criação de oportunidades para os jovens", adiantou Gretel Odell.

Tânia Barbosa, nome conhecido da comunidade portuguesa como elemento do rancho da Associação Cultural do Minho e cantora, foi outra das estudantes que beneficiaram do programa Canada Summer Jobs, que se aplica a estudantes a tempo inteiro, entre os 15 e 30 anos de idade e que tencionam continuar os estudos no próximo ano lectivo.

A sua passagem pelo TCE Summer Camp foi financiada, pelo menos em parte, por esta iniciativa do governo e, segundo nos indicou, durante este churrasco fez contacto com uma organização que faz trabalhos semelhantes e com uma pessoa que se especializa em fotografia e promoção online, e que poderão ajudar a divulgar e promover o trabalho realizado pela TCE.

Embora o tom do evento fosse descontraído, a deputada Dzerowicz não deixou de se pronunciar num breve discurso durante o qual fez questão de relatar um encontro com Peter Schiefke, o secretário parlamentar do ministro da Juventude – pasta que é detida pelo próprio Primeiro-ministro do Canadá – e durante o qual indicou ter proposto a realização de uma Conferência da Juventude em Davenport.

A proposta da deputada surgiu na sequência da revelação de que entre os 338 distritos eleitorais no país, Davenport é a 16.º com mais jovens, indicando que gostaria de ver este evento ter lugar já este Outono ou na Primavera.

Julie Dzerowicz aproveitou por isso este convívio com os jovens para os inteirar da iniciativa, recolher os contactos dos interessados em participar na formação de um movimento juvenil a nível local e, eventualmente, num conselho juvenil que está a ser implementado pelo Primeiro-ministro Justin Trudeau a nível nacional.

"[O Primeiro-ministro] disse que as decisões que tomarmos a nível nacional vão ter impacto nos canadianos durante várias gerações, o que significa que vão ter um impacto não só nas vossas vidas mas também nas vidas dos vossos filhos e dos vossos netos", salientou a deputada.

Em declarações aos jornais Sol Português e Voice, Julie Dzerowicz destacou que apesar da elevada percentagem de jovens que residem em Davenport, estes não se estão a envolver nas actividades cívicas em números significativos, pelo que fez um apelo, especialmente à comunidade portuguesa – que constitui o maior grupo étnico deste distrito – para que participe, e aos familiares, pais e avós para que passem a palavra aos mais novos para aderirem à iniciativa.

A deputada pôs os seus contactos (telefone 416 654-8048 ou e-mail julie.dzerowicz@parl.gc.ca) à disposição para quem queira informar-se ou participar do Conselho da Juventude (jovens entre 16 e 24 anos de idade) e incentivou ainda todos aqueles que precisem de falar com alguém, caso estejam a ter dificuldade em decidir o rumo que querem dar à vida ou nos estudos, a entrarem em contacto com ela.

"Fui abençoada com muitos e bons mentores, por isso terei o maior prazer em ajudá-los, caso precisem", realçou publicamente durante o churrasco, bem como nas suas declarações ao jornal Sol Português.

A política comprometeu-se ainda a melhor identificar no seu website as organizações e projectos que dinamizam a juventude na área de Davenport, para que possam tomar conhecimento uns dos outros e comunicarem entre si, assim como entrar em parcerias, apoiar, e participar dos projectos uns dos outros.

"O ambiente pode ter sido descontraído mas os meus objectivos são muito sérios", afirmou, destacando que "este foi o primeiro churrasco deste género e acho que todos passaram aqui uns bons momentos, mas havemos de continuar a fazer isto todos os anos enquanto eu for abençoada com o cargo de deputada em representação deste distrito eleitoral".


Voltar a Sol Português