CANADÁ EM FOCO


Governo federal vai autorizar estudantes internacionais a permanecer no país durante mais 18 meses

Os estudantes internacionais que se formaram em instituições canadianas de ensino superior vão poder ficar no país durante mais tempo, depois que o governo federal aprovar uma iniciativa temporária que pretende ajudá-los a reunir os requisitos necessários para obterem a autorização de residência permanente.

O ministro da Imigração, Sean Fraser, anunciou na última sexta-feira (22) que, a partir do Verão, os jovens diplomados e com autorizações de trabalho que expiram em 2022 vão poder candidatar-se ao prolongamento do seu visto por um período adicional, que poderá prolongar-se até 18 meses.

Advertiu, contudo, que os detalhes do processo não foram ainda finalizados, embora espere que venham a ser divulgados nas próximas semanas.

O ministro da Imigração indicou ainda que o governo irá retomar em Julho o sistema de sorteio dos vistos de entrada expresso, para quem desejar tornar-se residente permanente.

O governo suspendeu as candidaturas à residência permanente em diferentes classes durante a pandemia, incluindo para quem tem experiência de trabalho no país e para os trabalhadores qualificados, para tentar recuperar do atraso na avaliação do número de processos já no sistema.

Segundo o governo, a "grande maioria" dos pedidos feitos agora ao abrigo destas classes será avaliada dentro do período normal para o seu processamento, que é de seis meses.


Voltar a Canadá em Foco


Voltar a Sol Português