SUPLEMENTO DESPORTIVO


Surfistas Afonso Antunes e
Teresa Bonvalot vencem no Porto Pro

Afonso Antunes e Teresa Bonvalot venceram segunda-feira (25) o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro, em Leça da Palmeira, Matosinhos, a segunda de cinco etapas da Liga MEO Surf 2022, a primeira divisão portuguesa.

Com este triunfo, Afonso Antunes, de apenas 18 anos, ganhou fôlego na sua ambição de lutar pelo título, enquanto a olímpica Teresa Bonvalot ultrapassou no ranking a campeã nacional Kika Veselko.

Afonso afastou Luís Perloiro nos quartos de final e posteriormente Guilherme Ribeiro nas `meias', batendo na final o favorito Vasco Ribeiro, que terminou com 12,90, distantes dos 15,25 do atleta ainda júnior, que completou um aéreo que lhe valeu 7,50 pontos.

"Sabia que na final tinha de fazer algo de diferente porque era contra o Vasco Ribeiro. Como não tenho tanto `surf power' como o Vasco, sabia que tinha de tentar mais os aéreos. Consegui acertá-los e mais algumas combinações, o que me deixou feliz por alcançar esta vitória. O meu objectivo é o título nacional e é para isso que tenho estado a trabalhar", regozijou-se Afonso Antunes.

Vasco Ribeiro não conseguiu revalidar o êxito nesta etapa, que lhe permitiria igualar o feito do seu pai, Afonso João Antunes, que tem o recorde de 16 vitórias em etapas do circuito nacional.

Kika Veselko caiu nas meias-finais ante Carolina Mendes, que até começou melhor na final ante Teresa Bonvalot, que na segunda metade da bateria conseguiu a reviravolta, impondo-se com 14,45 pontos contra os 11 da sua rival e subindo assim ao comando do ranking nacional.

"Sair daqui com a vitória, após três dias de condições exigentes, acaba por ser um óptimo treino para o que aí vem. Estou confiante para o circuito Challenger Series. O meu objectivo passa sempre por evoluir e fazer crescer a atleta que sou. Vou dar o meu melhor para ficar cada vez mais perto de alcançar os meus objectivos, que é chegar ao circuito mundial e um dia ser campeã mundial", frisou.

Esta foi a terceira vitória consecutiva de Bonvalot em Matosinhos e o 22.º êxito em etapas da surfista de 22 anos, que a partir de Maio começa, na Austrália a qualificação para o circuito mundial da World Surf League, na qual vai ter a companhia das compatriotas Kika Veselko, Mafalda Lopes e Yolanda Hopkins.


Voltar a Golo


Voltar a Sol Português