1ª PÁGINA


Concurso de Cantores:

Fim-de-semana intenso para finalistas da competição

Por Noémia Gomes
Sol Português

Os 11 finalistas da 13.ª edição do Concurso de Cantores com John Santos (SCJS, na sigla em inglês) estiveram envolvidos no passado fim-de-semana numa série de sessões de trabalho e treino intensivo, em preparação para a grande final.

Desde sexta-feira (22) a domingo (24), os concorrentes receberam formação em áreas tão distintas como composição de canções, técnicas vocais, gravação, promoção pessoal e contratos, a par de outros tópicos destinados a facilitar a sua progressão no mundo da música.

Nem tudo foi trabalho, porém, já que no sábado (23) os seis concorrentes que integram o escalão juvenil e os cinco que competem na categoria de adultos foram levados de limusina até ao restaurante Swiss Chalet, na zona da Keele e St. Clair, em Toronto, onde participaram num almoço convívio com os promotores do concurso, John e Lisa Santos, bem como o responsável pela duplicação do CD deste ano do concurso, Paul Murton.

O álbum, que será colocado à venda no dia da grande final e cuja receita reverte a favor da organização beneficente Luso Canadian Charitable Society, inclui um tema de cada um dos finalistas e, depois de gravado e terminado o trabalho de estúdio, será duplicado pela firma DBS Duplications.

No final da refeição e uma vez de volta ao estúdio da SCJS, localizado no edifício da Casa do Alentejo de Toronto, os concorrentes retomaram as sessões de trabalho tendo nessa tarde tido oportunidade de escutar o responsável pela Rammit Records e presidente da Urban Music Association e do Trebis Institute, Trevor Sheldon, que abordou uma série de tópicos.

Um deles foi a importância da auto-promoção, lembrando que actualmente é fundamental que o artista se promova a si próprio através do Facebook e de outras redes sociais por forma a conquistar uma maior audiência.

Naturalmente, ressalvou, é importante que sintam paixão por aquilo que fazem – seja a cantar, a compor melodias ou letras para canções – mas, para quem canta, também a aparência em palco é muito importante, tanto no vestir como no comportamento, à vontade e simpatia com que lidam com o público.

As sessões continuaram depois com instrução do músico Tal Vaisman, que será o produtor e co-compositor dos CD's dos vencedores desta final, assim como de Darnell-Brandon Thomas, com formação vocal.

No domingo (24) os jovens começaram os treinos com a Orquestra SCJS, banda que os irá acompanhar na final, marcada para 27 de Abril no Centro de Convenções Pearson, em Brampton.

Segundo os responsáveis pelo concurso, os bilhetes para este espectáculo estão já quase esgotados.

Em disputa pelo título de vencedores da 13.ª edição do concurso SCJS nas vertentes juvenil e adulta estão quatro vozes lusófonas, três luso-descendentes (Patrick Lopes, Kianna Medeiros e Cassie Acevedo) e um brasileiro (Júlio Falcão).

O elenco de finalistas é composto por Kianna Medeiros, Janiah Brown, Sophia Jin, Cassie Acevedo, Lorand Kis e Mikaela Santos (juvenil) e por Patrick Lopes, Precious Hernandez, Paul Panait, Júlio Falcão e Justine Fong (adultos).


Voltar a Sol Português