1ª PÁGINA


Pelo 16.º ano consecutivo: Concurso de Cantores está de volta e apura quatro primeiros finalistas da nova temporada

Por Luís Aparício
Sol Português

O Concurso de Cantores com John Santos (SCJS, na sigla em inglês) está de volta para a sua 16.ª edição e as concorrentes Shane Aludud e Victoria Dimitrova, na categoria juvenil, e Arielle Kowdrysh e Brittney Brennan, na categoria de adultos, são as primeiras semifinalistas apuradas para a nova temporada.

O quarteto de jovens foi o mais votado pelo público e o painel de jurados, garantindo assim um lugar numa das duas semifinais, previstas para os dias 12 de Fevereiro e 5 de Março de 2022.

A competição, que tem registado um forte crescimento no número de concorrentes interessados em participar, aliado à popularidade que tem vindo a conquistar ao longo dos anos, arrancou oficialmente na passada quarta-feira (20) para a temporada 2021/21 com a realização da primeira ronda de qualificação que decorreu na Casa do Alentejo de Toronto.

Ao contrário do que aconteceu na última época, e quase dois anos depois do início da pandemia, foi possível voltar a ter público na plateia, além da habitual assistência virtual que acompanhava e continua a acompanhar a transmissão em directo através das redes sociais onde o concurso é transmitido e disponibilizado.

O anúncio foi feito logo no início da transmissão ao vivo quando Lisa Santos, que com John Santos constitui o duo responsável pela realização do concurso, revelou que "embora os concorrentes continuem a actuar aqui, em estúdio – pelo menos nas próximas rondas – no piso de baixo, no salão principal do Centro Comunitário da Casa do Alentejo, temos uma festa de espectadores composta por alguns dos amigos e familiares dos concorrentes desta noite".

Esta foi uma de várias alterações que a organização conseguiu implementar para a nova temporada, enquadradas no plano criado pelo governo para a reabertura gradual do Ontário, a par de um "green room" (estúdio 2) totalmente renovado e com mais espaço para os apresentadores e o júri residente.

Em declarações ao jornal Sol Português, o criador do concurso, John Santos adiantou que para esta temporada receberam cerca de 350 inscrições, tendo sido escolhidos 60 concorrentes, na sua maioria a participar pela primeira vez, ainda que haja alguns rostos que regressam para tentar novamente a sua sorte.

Com toda a equipa a trabalhar desde o mês de Agosto e com cada uma das cinco rondas de qualificação limitadas a um máximo de 14 concorrentes, devido às restrições para travar a propagação da Covid-19, John Santos mostra-se optimista de que a Grande Final irá decorrer na data prevista.

"Se tudo correr bem, vamos para o Centro de Convenções Pearson em Abril de 2022", referiu.

Luso-canadianos falham
primeira qualificação

A primeira ronda de qualificação não correu de feição para os três concorrentes luso-canadianos em prova.

Depois de na temporada anterior ter conseguido chegar às semifinais, Natasha Costa decidiu voltar a participar, todavia a sua interpretação em espanhol de "Bidi Bidi Bom Bom", da cantora Selena, não convenceu o painel de jurados composto por Patrick Albernaz, Valter Barberini, Marisa Oliveira, Alex Andronache, Zack Werner

e Anthony Wright.

Ainda na categoria adultos, Patrick Lopes continua à procura da fórmula certa para vencer o concurso depois de já por quatro vezes ter chegado à final sem nunca conseguir levar para casa o desejado primeiro prémio.

"Pensei em outros anos que iria conseguir vencer, mas acabou por não acontecer", admitiu, embora mantendo-se optimista de que "com o tempo e muito trabalho, vai acabar por acontecer – se não for este ano, que seja no próximo".

Concentrado em conseguir seguir uma carreira musical, Patrick Lopes reviu-se no exemplo de Cassie Acevedo, a vencedora da 15.ª edição na categoria de adultos, que, como destaca, "lutou muito para merecer esse prémio" e acabou por vencer, depois de muita persistência.

De momento, o jovem terá de esperar por uma segunda oportunidade para avançar para as semifinais, pois a sua interpretação de "Heaven", do artista canadiano Bryan Adams, não conseguiu o número de votos suficientes para prosseguir.

Outra concorrente luso-canadiana que não conseguiu ficar entre as duas mais votadas na categoria juvenil foi Sabrina Barreto, que interpretou "Don't Start Now", da cantora Dua Lipa.

Nem tudo está perdido, porém, como sublinhou Lisa Santos, uma vez que todos os que não foram seleccionados nesta primeira ronda serão contactados até ao dia 18 de Dezembro para participarem na 3.ª, 4.ª ou 5.ª rondas de qualificação.

"Vroom Vroom" promete
dar que falar

Durante a sessão de apuramento o público teve oportunidade de assistir à apresentação do videoclipe oficial do tema "Vroom Vroom", de Cassie Acevedo, realizado por Anthony Wright, que teve a sua estreia em Setembro e conta já com um grande número de visualizações no YouTube.

Trata-se da primeira de oito canções do álbum que gravou como vencedora da última temporada do concurso e promete vir a dar que falar.

Durante a pausa para que se procedesse à votação foi apresentado um resumo da Grande Final da 13.ª edição, o último evento realizado em formato de Gala, antes do início da pandemia.

Entretanto, enquanto decorria a contagem final dos votos foram exibidos os vídeos das vencedoras da 14.ª temporada nas categorias juvenil e de adultos, respectivamente, Nivedita Motiram ("Not One Of A Kind") e Tanya Yousofi ("The Woods"), seguindo-se então o anúncio dos vencedores desta primeira ronda de qualificação da nova temporada.

Shane Aludud, que cantou "I Will Always Love You", de Whitney Houston, e Victoria Dimitrova, com "Hopelessly Devoted to You", de Olivia Newton-John, foram os nomes mais votados na categoria juvenil.

Arielle Kowdrysh, que interpretou a canção "Before He Cheats" de Carrie Underwood, e Brittney Brennan, com o tema "Black Horse & the Cherry Tree", de KT Tunstall, derrotaram a concorrência na categoria adultos.

A próxima ronda de qualificação está marcada para o dia 17 de Novembro, novamente na Casa do Alentejo de Toronto, onde estão localizados os estúdios da SCJS.


Voltar a Sol Português