1ª PÁGINA


Canadá garante fornecimento da vacina da Pfizer para crianças dos 5 aos 11 anos

Embora não estejam ainda aprovadas para uso em crianças com mais de cinco anos de idade, o Canadá assinou já um acordo com a farmacêutica Pfizer para garantir o fornecimento de 2,9 milhões de doses da sua vacina contra a Covid-19 para crianças, confirmou o Primeiro-ministro Justin Trudeau.

As doses pediátricas, desenvolvidas especificamente para o escalão etário entre os cinco e os 11 anos de idade, serão enviadas mediante aprovação da entidade nacional reguladora, Health Canada.

O Primeiro-ministro pediu, no entanto, que os pais sejam pacientes "porque a Health Canada vai levar o tempo que for necessário para garantir que, como todas as vacinas aprovadas para uso no Canadá", as que se destinam às crianças "serão totalmente seguras e eficazes".

As novas doses têm cerca de um terço da quantidade de imunizante que é administrado aos adultos e aos adolescentes com mais de 12 anos.

Da parte da ministra das Aquisições, Anita Anand, vem a garantia de que as remessas permitirão ter stock suficiente para administrar "uma primeira dose a cada criança canadiana elegível".

Antecipando a disponibilidade da vacina, o governo garantiu também que terá seringas e outros suprimentos necessários para a administração destas doses menores.

A Pfizer solicitou na última semana a aprovação do regulador canadiano da vacina contra a Covid-19, vendida sob o nome Comirnaty, para as crianças nessa faixa etária, depois de no início de Outubro ter enviado os seus dados referentes aos ensaios clínicos realizados para a Health Canada.

A empresa farmacêutica solicitou igualmente a aprovação para o uso do seu imunizantes à entidade reguladora dos EUA.

As doses pediátricas devem começar a chegar ao país assim que forem aprovadas.


Voltar a Sol Português