1ª PÁGINA


Covid-19:

Terminaram as medidas para viajar

A partir de amanhã, dia 1 de Outubro, tudo volta ao normal no que toca às viagens de e para o Canadá, altura em que termina a aplicação das medidas obrigatórias decretadas na sequência da pandemia de covid-19, incluindo a obrigatoriedade do uso da aplicação ArriveCAN para entrar no país.

O anúncio foi feito pelas autoridades federais que, numa entrevista colectiva na manhã de segunda-feira (26), confirmaram que as medidas que haviam sido decretadas obrigatórias para viajar não serão renovadas.

"Neste momento, os números e as recomendações dos especialistas em Saúde dizem claramente que as medidas já não são necessárias", afirmou o Primeiro-Ministro Justin Trudeau, sustentando que "caso a situação mude, o governo continua atento e a monitorizar de perto o evoluir da covid-19".

O levantamento das restrições significa que deixa de ser necessário a apresentação de comprovativo de vacinação contra a covid-19 nas fronteiras, bem como a realização de testes de despistagem e períodos de quarentena para quem viaja em voos internacionais, sendo ainda eliminada a obrigatoriedade do uso de máscara nos aviões e nos comboios.

Apesar disso, o ministro da Saúde, Jean-Yves Duclos, alerta que "a pandemia ainda não acabou" mas considera que "a entrada de casos no país é agora menor" e que o Canadá está actualmente num período de "queda do vírus e da sua transmissibilidade".

Para já, as alterações que entram em vigor no início de Outubro vêm colocar um ponto final nos testes aleatórios à chegada aos aeroportos nacionais e acabar com a exigência de quarentena dos canadianos não vacinados quando regressam ao país, ao mesmo tempo que tornam opcional o uso do aplicativo ArriveCAN.


Voltar a Sol Português