1ª PÁGINA


Movimento de Romeiros de São Miguel assinala 500 anos de Romarias Quaresmais

Vox Cordis junta-se às comemorações com concerto na Igreja Matriz

O Movimento de Romei-ros de São Miguel vai celebrar os 500 anos das Romarias Quaresmais durante este ano pastoral e a primeira iniciativa tem lugar já amanhã, sábado (1), com um programa que começa na Câmara Municipal de Ponta Delgada, com a conferência "Romeiros em São Miguel: a resistência de uma fé", da professora da Universidade dos Açores Susana Goulart Costa.

A sessão solene, no Salão Nobre dos Passos do Concelho, começará às 9h30, seguindo-se, às 11h20, a inauguração de Exposição alusiva aos 500 Anos Romarias Quaresmais de S. Miguel, no centro histórico da cidade (Lado Norte da Matriz).

O programa prossegue com uma Eucaristia na Igreja Matriz de Ponta Delgada e, à noite, a Igreja receberá o concerto do grupo Vox Cordis.

De referir que a exposição será itinerante, percorrendo toda a ilha durante o ano das comemorações.

Entre os dias 21 e 23 de Outubro, as comemorações ganham um novo evento, com a celebração do dia do Romeiro, a 23 de Outubro, em Vila Franca.

É uma data particularmente importante a onde os romeiros e as suas famílias participam num dia de convívio, marcado por momentos de reflexão espiritual, cultural e histórica.

A 20 de Novembro, dia de Cristo-Rei, haverá um encontro formativo com o padre José Júlio Rocha, que integrará todos os ranchos.

Além desta iniciativa, os romeiros já aprovaram as suas actividades para o ano, particularmente festivo, e que marcará o regresso das Romarias Quaresmais três anos depois da sua interrupção por causa da crise pandémica, no qual o retiro anual, a 29 de Janeiro, ganha uma nova importância.

A participação dos diferentes ranchos de romeiros é, por isso, esperada em massa. As Romarias Quaresmais estarão na estrada entre 25 de Fevereiro e 6 de Abril.

Agendadas estão, igualmente, uma iniciativa de solidariedade já praticada há muitos anos, em colaboração com o Serviço de Hematologia do Hospital do Divino Espírito Santo, a dádiva de sangue; a participação na Missa do Senhor Santo Cristo, a 13 de Maio bem como na Procissão solene, a 14.

O Dia do Romeiro será comemorado a 23 de Abril.

O Movimento terminará o ano pastoral, em 2023, com as habituais reuniões em cada uma das ouvidorias de São Miguel: nas Capelas (Pilar da Bretanha) a 26 de Abril, na Ribeira Grande (Ribeira Seca) a 28 de Abril, em Ponta Delgada (Sete Cidades) a 2 de Maio, em Vila Franca do Campo (Água D´Alto) a 4 de Maio, na Povoação (Lomba do Loução) a 5 de Maio, em Ponta Delgada nascente (Fajã de Baixo) a 9 de Maio, na Lagoa (Cabouco) a 10 de Maio, no Nordeste (Algarvia) a 16 de Maio e nos Fenais da Vera Cruz (Lombinha da Maia) a 17 de Maio.

O Movimento irá ainda promover outras actividades comemorativas dos 500 anos até Outubro de 2023, envolvendo todos os municípios, estando já previstos o festival musical pela Paz e o festival de sopas, em Junho e Julho, respectivamente.

Em Agosto haverá ainda um Trilho pela Paz, sendo que as comemorações terminam com uma sessão de encerramento em Outubro.


Voltar a Sol Português